Fragmentos de tempos e espaços
um estudo comparativo entre as obras de Gordon Matta-Clark e Michael Wesely
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129152021e0012Palabras clave:
Fotografia - Processamento, Percepção de imagens-Fotomontagem, Matta-Clark, Gordon, 1943-1978, Wesely, MichaelResumen
Neste artigo, analisamos as obras de Gordon Matta-Clark e Michael Wesely a partir de uma visualidade fragmentada que teve início na relação do sujeito com a câmera escura. Com base nessa visão descontínua e instável do observador, conceituada e relatada por Jonathan Crary, investigamos de que maneira os dois artistas se utilizam da fotografia como uma forma de desagregação dos limites que se estabelecem entre passado e presente, de modo que espaço e tempo tornam-se indeterminados. Utilizamo-nos, assim, das leituras de Walter Benjamin, Maurice Blanchot e Jacques Derrida sobre a ruína, para estudar como a imagem fotográfica se afirma como configurações dilaceradas, ao se oferecer, por meio de sobreposições, ramificações e excessos, como representações obliteradas e incompletas.
Descargas
Citas
UMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BLANCHOT, Maurice. L’écriture du désastre. Paris: Gallimard, 1980.
BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. Nova York: Zone Books, 1999.
CARTIER-BRESSON, Henri. The Decisive Moment. New York: Simon and Schuster. 1952.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Tradução de Verrah Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto. 2012.
DERRIDA, Jacques. Memórias de Cego: o autorretrato e outras ruínas. Tradução de Fernanda Bernardo: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
JAY, Martin. Downcast eyes: the denigration of vision in the Twentieth-Century French thought. Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press, 1994.
SIMMEL, Georg. The Ruin. In: DILLON, Brian (org.). Ruins – Documents of Contemporary Art. London: Whitechapel Gallery; Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2011.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
WALKER, Stephen. Gordon Matta-Clark: art, architecture and the attack on modernism. London, New York: I.B.Tauris, 2009.
WESELY, Michael. Interview. In: MEISTER, Sarah Hermanson (org.). Michael Wisely Open Shutter. New York: The Museum of Modern Art, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marília Fiúza Queiroz, Alexandre Rodrigues da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.