Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019078Palabras clave:
Ensino de Arte, Correntes pedagógicas, História do ensino de Arte, PolivalênciaResumen
O ensino de Arte por muito tempo teve sua presença questionada na educação básica, e as conquistas em favor de sua permanência na escola, construídas ao longo das últimas décadas, vivem a iminência de serem perdidas diante do cenário das recentes reformas educacionais brasileiras. Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis causas que levaram à desvalorização do ensino de Arte, alimentada por práticas e concepções pedagógicas difundidas na escola, buscando compreender o quadro que nos levou ao momento atual. São abordados temas como a influência das pedagogias tecnicista e nova no ensino de Arte, bem como o impacto de práticas polivalentes, entre outras, na desvalorização do componente curricular em questão. Espera-se que essa análise contribua para uma luta mais consciente e incisiva pelas conquistas já adquiridas para o ensino de Arte, mas que se veem ainda ameaçadas no cenário educativo e pelas reformas impostas à escola brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.