Sobre ancestralidade, minha vó Eliza e o Teatro Russo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0030Palabras clave:
Teatro russo, Genealogia, Dança, Artes cênicas, Escrita e arteResumen
Este painel é fruto da busca de um modo de escrever para uma pesquisa em artes.
Ao entrelaçarem-se as memórias de infância e as ancestrais, a costura e o bordado
emergiram como estratégia qualitativa para lidar com o pensamento do corpo.
Compreende-se, assim, que as memórias e a ancestralidade ucraniana organizam o
modo como este corpo cria e constrói suas conexões. Ao retomar fazeres
apreendidos na infância, a tecitura se torna o fio que adentra o tecido e amarra os
elos da construção acadêmica, artística e pedagógica, aqui indissociáveis. Três
dimensões do coser e do bordar podem ser apontadas: as costuras metafóricas que
amarraram ideias em texto, a tessitura metafórica de movimentos em dança e a
costura concreta do texto-tecido que organiza a amarração e união dos textos entre
eles. Todas bordam significados sobrepostos e produzem resultados estéticos.
Descargas
Citas
MACHADO, A. M. Bisa Bia, Bisa Bel. Rio de Janeiro: Editora Salamandra, 2007.
MEIERHOLD, V. O Teatro de Feira. In: THAÍS, Maria. Na Cena do Dr. Dapertutto:
poética e pedagogia em V.E.Meierhold:1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva:
Fapesp, 2009.
OLIVEIRA, E. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da
educação brasileira. Curitiba: Gráfica e Editora Popular, 2007.
SANTOS, I. F.. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arteeducação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
SODRÉ, M. Pensar nagô. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
STRUMINSKI, E. A ética no montanhismo. Desenvolvimento e Meio Ambiente,
Curitba, n. 7, p. 121-130, 2003. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/made/article/view/3048/2439 Acesso em 04 ago. 2020.
THAÍS, M. Na cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V. E. Meierhold,
a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thábata Marques Liparotti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.