Peixe-pescado:

escrever a prática, processos de composição da escrita performativa

Autores/as

  • Janaína Moraes University of Auckland
  • Igor Passos Pires Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0020

Palabras clave:

Escrita e arte, Linguagem corporal na arte, Composição (Arte), Performance (Arte)

Resumen

O presente artigo tem como motor a pergunta “quais os modos de escrever a prática?”. A partir dessa questão investigamos, por meio de uma escuta atenta e de uma prática de acolhimento, a noção de pescaria enquanto método. A escrita da prática como uma forma de exercitar as performatividades dos encontros enquanto potência criadora: o que se escreve acontece nos corpos e, através desses, pela grafia, se materializam - obras de arte. É apresentado um processo que busca a horizontalidade entre os corpos e seus saberes em trânsito. Corpos que con/vida/m e, no aceitar, recusar e/ou pinçar (d)o convite, (se) formam (em) redes poéticas, estéticas e políticas. A escrita como prática de convívio de corpos vivos no exercício de suas performatividades (im)possíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaína Moraes, University of Auckland

Doutoranda em Dance Studies

Igor Passos Pires, Universidade de Brasília

Licenciado em Artes Cênicas

Citas

ALVES, R. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

BARROS, M. O livro das ignorâncias. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

BOJUNGA, L. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2002.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CLARK, L. Livro-obra. Rio de Janeiro, 1983

DELEUZE, G. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DELEUZE, G. L'abécédaire de Gilles Deleuze. Dir: Pierre-André Boutang, Paris, 1996.

FABIÃO, E. Corpo performativo. In: Bardawil, A. (org.) Tecido afetivo: por uma dramaturgia do encontro. Fortaleza: Cia. da Arte Andanças, 2010, p. 24-26.

FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355. Acesso em 10 ago. 2020.

FABIÃO, E. Programa performativo: o corpo-em-experiência. ILINX-Revista do LUME, Campinas, n. 4, dez. 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/ view/276. Acesso em: 12 jun. 2013

FABIÃO, E.; LEPECKI, A. (org.). Ações Eleonora Fabião. Rio de Janeiro : Itaú cultural, 2015.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 1994.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n1 9a02.pdf. Acesso em 10 ago. 2020.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LEPECKI, A. Criações e Contextos - Rumos Dança - 2009/2010. [S. l. ] : Itaú Cultural, 2010. Publicado on-line no canal Itaú Cultural. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes. Acesso em: 05 mar. 2020.

LISPECTOR, C. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

MACHADO, A. Proverbios y cantares: XXIX. In: MACHADO, A. Campos de Castilla. [S. l.] : Editorial Literanda, 2012. p .130. Disponível em: encurtador.com.br/fJLMQ. Acesso em: 30 nov. 2017.

MANNING, E.; MASSUMI, B. Thought in the act: Passages in the Ecology of Experience. University of Minnesota Press: Minneapolis, London, 2014.

MORAES, J. G. A poética do convite: abrindo processos de composição coreográfica na improvisação em dança. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, 2019.

PIRES, I. P. Cantos de um educartista: a prática performativa como caminho pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas). Universidade de Brasília: Brasília, 2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/24587.Acesso em: 10 ago. 2020.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: UFGRS Editora, 2016.

WHITEHEAD, A. N. Process and reality: an essay in cosmology. New York: The Free Press, 1927.

ZOURABICHVILI, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo : Editora 34, 2016.

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

MORAES, Janaína; PIRES, Igor Passos. Peixe-pescado: : escrever a prática, processos de composição da escrita performativa. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–18, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17945. Acesso em: 21 nov. 2024.