Imagem é aquilo que contrai e dilata

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0026

Palabras clave:

Teatros, Imagem corporal nas artes cênicas, Performance (Arte)

Resumen

Este ensaio é um exercício reflexivo sobre a desierarquização das funções teatrais, o olhar e a imagem. O texto tem como disparador o relato de um acidente que ocorreu com o próprio autor, organizado em pequenas teses numa linha temporal cronológica. A partir dele se destrincham discussões críticas acerca da metodologia do olhar racional na história da arte, na organização das funções teatrais e na construção e produção de imagens. Este ensaio é sobre colocar duas coisas que não podem estar juntas no mesmo espaço-tempo, contrair e dilatar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Martins Dalbem, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Nascido em Criciúma-SC. Mestrando em Teatro pelo programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor, diretor e ator. Possuí trabalho de treinamento de atores a atrizes através da técnica em Mimo Corporal. Membro do coletivo de teatro Dizputa Sitiada. Estuda (des)hierarquização das funções teatrais, relações de poder e encenação teatral. Atualmente está interessado em processos e pessoas que estudam e exercitam o aprender a aprender.

Fátima Costa de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Artes Plásticas (FAAP), Especialista em Teatro (CEART-UDESC), Mestre em Educação e
Cultura (FAED-UDESC) e Doutora em História Cultural (PPG em História do CFH/UFSC). Professora
titular do Departamento de Artes Cênicas do CEART e do PPG em Teatro da UDESC. Atuação artística:
atriz, carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora teatral. Pesquisa teatro e carnaval. Referencial: teoria
crítica. Temas: espaço, imagem e alegoria em teatro político, teatro negro, movimentos sociais e escolas
de samba.

Citas

BENJAMIN, W. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo : Editora 34, 2013.

FREUD, S. A Interpretação dos sonhos (1900). Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001. E-book

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

DALBEM, Lucas Martins; DE LIMA, Fátima Costa. Imagem é aquilo que contrai e dilata. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–13, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17929. Acesso em: 24 nov. 2024.