Sublime: um vazio pregnado

Autores/as

  • Maria Costa de Araujo UDESC
  • Silvana B. Macedo UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008260

Palabras clave:

Sublime, Vazio, Arte Contemporânea

Resumen

Este artigo aborda os aspectos históricos dos conceitos de sublime e de vazio, e reflete sobre possíveis maneiras de pensá-los com relação a projetos artísticos na contemporaneidade. Os projetos estudados lidam com a mediação da ciência e tecnologia na relação humana com a natureza, e sua articulação na arte. Investigam-se, portanto, trabalhos artísticos que fazem uso de aparatos tecnológicos para interagir com animais e meio ambiente. Entre os projetos abordados, estão: desenhos e fotografias de Tim Knowles, projeto The Greenhouse and the Shed, de Gilles Bruni e Marc Batarit, projeto Cads - Cricket-Activated Defense System, PigeonBlog de Beatriz da Costa, Russian Beluga Project, de Jim Nollman.

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Publicado

2019-08-14

Cómo citar

COSTA DE ARAUJO, Maria; B. MACEDO, Silvana. Sublime: um vazio pregnado. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 260–269, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008260. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15375. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artes Visuais