Design universal sob a ótica dos estudantes e profissionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011608Palabras clave:
acessibilidade, design universal, inclusão social, desenvolvimento de produtoResumen
O presente artigo comunica os resultados de um trabalho de conclusão de curso, que abordou a temática do Design Universal (DU). O DU tem como ideia atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais das pessoas, encarando a diferença como normalidade a ser respeitada e considerada no desenvolvimento de produtos. Através da revisão bibliográfica foi possível conhecer a origem e o histórico do DU e a aplicação dos seus sete princípios no projeto de produtos. E, a partir da aplicação de um questionário, buscou-se uma noção do nível de conhecimento na área do design sobre essa temática. Os resultados obtidos indicaram um baixo nível de conhecimento desse tema pelos estudantes e profissionais brasileiros, porém, acredita-se que as mudanças decorrentes do aumento da faixa etária da população, e uma maior sensibilização às causas sociais nas últimas décadas poderá, portanto, alterar esse quadro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.