Experimentações fotográficas e fotoclubes

Autores/as

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011306

Palabras clave:

fotografia, fotoclubes, experimentações

Resumen

O presente artigo discute a importância dos fotoclubes para a história da fotografia. Seu surgimento data de fins do século XIX, e podemos exemplificar seu projeto ideológico como o de elevar a fotografia à categoria de arte através de intervenções radicais em sua própria expressão. Já no século XX apontaremos o Foto Cine Clube Bandeirantes, em São Paulo, que se firmou como o começo da fotografia moderna no Brasil. Para tanto, utilizaremos a História Visual, tal como explicitada por Ulpiano Bezerra de Menezes, e o conceito de fotografia expandida, de Rubens Fernandes Júnior. Dessa foram, podemos obter um ângulo privilegiado de abordagem do social, a imagem fotográfica, e também uma maior percepção dos meios de construção dessa imagem que será inserida na sociedade através de uma Cultura Visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

GRECCO, Priscila Miraz de Freitas. Experimentações fotográficas e fotoclubes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 306–322, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011306. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14018. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artes Visuais