Experimentações fotográficas e fotoclubes

Autores/as

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011306

Palabras clave:

fotografia, fotoclubes, experimentações

Resumen

O presente artigo discute a importância dos fotoclubes para a história da fotografia. Seu surgimento data de fins do século XIX, e podemos exemplificar seu projeto ideológico como o de elevar a fotografia à categoria de arte através de intervenções radicais em sua própria expressão. Já no século XX apontaremos o Foto Cine Clube Bandeirantes, em São Paulo, que se firmou como o começo da fotografia moderna no Brasil. Para tanto, utilizaremos a História Visual, tal como explicitada por Ulpiano Bezerra de Menezes, e o conceito de fotografia expandida, de Rubens Fernandes Júnior. Dessa foram, podemos obter um ângulo privilegiado de abordagem do social, a imagem fotográfica, e também uma maior percepção dos meios de construção dessa imagem que será inserida na sociedade através de uma Cultura Visual.

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Publicado

2018-10-25

Cómo citar

GRECCO, Priscila Miraz de Freitas. Experimentações fotográficas e fotoclubes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 306–322, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011306. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14018. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artes Visuais