Teatro dialético como prática pedagógica em comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011012Palabras clave:
Brecht, contradições, comunidade, criação teatralResumen
O presente trabalho estuda a perspectiva brechtiana num contexto teatral comunitário, mais precisamente investiga aspectos do teatro dialético presentes no processo criativo da peça Relações em conflito. A peça, de um lado, foi criada com o objetivo de gerar um trabalho cênico no qual os integrantes do grupo de teatro da comunidade da Tapera pudessem se reconhecer e refletir de forma mais aprofundada sobre as relações e os processos que modificam sua comunidade. De outro lado, a montagem era uma oportunidade para os facilitadores, integrantes do grupo Fofa, participarem de um processo conjunto que partisse de uma investigação dos interesses e características da comunidade e gerasse uma criação teatral. Dessa forma, o processo aqui analisado foi construído a partir da interação entre estes dois grupos. Partindo da apresentação de nosso entendimento do teatro brechtiano, envolvendo os conceitos de teatro épico, contradição, conflito e distanciamento, neste artigo são analisados os aspectos brechtianos presentes nas diferentes fases do processo criativo de Relações em conflito, que inclui: a fase de pesquisa na comunidade; a fase de construção da dramaturgia e montagem; e a fase das apresentações. Complementarmente, apontamos a proximidade do teatro dialético com o pensamento de Paulo Freire e a idéia de conscientização e dialogismo. Os dois autores fundamentam a análise dos personagens e suas ações, e do significado da peça na comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.