O estilo como negócio. A tendência retrô utilizada como recurso estratégico nas práticas da gestão do design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014203Abstract
Este artigo pretende analisar uma tendência no cenário atual da sociedade de consumo moderna. Reconhecer no contexto da cultura material o uso do estilo retrô como instrumento estratégico na prática da gestão do design. Apresenta-se a utilização do conceito de retrô inserido no design com apelo a formas estéticas específicas de determinadas épocas passadas, a caracterização do antigo, o uso de características clássicas marcantes utilizadas na gestão de negócios e na valorização da identidade de marcas e empresas. Empresas adotam toda a conceituação de design retrô como mecanismo estratégico da gestão do design diante do mercado de produtos e serviços. O tema revela no planejamento da gestão do design o uso da tradição e do passado como foco temático de aspectos de conteúdo. Além disso, pontua aspectos motivacionais das empresas na aplicação das estratégia de resgate das memórias materiais e culturais dos consumidores como parte do direcionamento estratégico.
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