Inovação e o sentido de vanguarda no design gráfico editorial
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016201Abstract
O mercado editorial de livros é marcado pela tradição e tem bem estabelecidos certos critérios de design que se mantêm constantes ao longo dos séculos. No entanto, alguns projetos gráficos de livros contemporâneos propõem mudanças na estrutura elementar do livro, apresentando uma intensa exploração formal. Uma editora brasileira que se destaca por seu investimento em design é a Cosac Naify, da qual selecionamos para análise uma série de livros específica, a Coleção Particular. Essa coleção constrói efeitos de sentido de inovação e de vanguarda por meio da exploração de seus projetos gráficos. A partir da moldura teórico-metodológica da Semiótica Discursiva, objetivamos compreender a maneira como se constroem tais efeitos de sentido. Concluímos que a vanguarda da Cosac Naify apresenta-se como um termo complexo, que une tradição e inovação, pois ao mesmo tempo em que a editora propõe acabamentos, materiais e processos produtivos contemporâneos, seus livros retomam a própria história do livro em construções discursivas e plásticas que propiciam uma sensibilização do leitor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.