A contaminação como potência no teatro/performance: problematizações em torno do espectador na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016018Abstract
O artigo discute os lugares do espectador na cena contemporânea, diante do incentivo à produção de presença (Hans-Ulrich Gumbrecht) que caracteriza determinadas propostas teatrais de cunho performativo. Aponta-se a produção de sentido como fenômeno inevitável no intuito de encontrar possíveis modos de resistência, em paralelo, discute-se a contaminação entre as linguagens artísticas como tendência, questionando sua potência relacional. A partir de relatos de espetáculos vivenciados, destaca-se a itinerância pela cidade como uma via para a eficácia, apontando, igualmente, a questão da complexidade do trânsito entre territórios, o que gera reflexões em torno da disponibilidade e dos níveis de envolvimento do espectador frente à cena teatral contemporânea.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.