Estremeço e suas relações com o teatro épico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015012Abstract
RESUMO: O presente artigo pretende investigar as aproximações entre o espetáculo Estremeço (2012), desenvolvido em Porto Alegre/RS pela Cia. Stravaganza e, suas relações formais e éticas acerca do Teatro épico disseminado por Bertolt Brecht. Tal espetáculo foi criado a partir da escritura cênica Je Tremble, escrita pelo dramaturgo francês Jöel Pommerat, em 2007 e configura-se como a primeira montagem deste texto no Brasil. Tomo com principal estofo teórico a análise sobre Brecht proposta por Walter Benjamin em dois de seus textos “Que é teatro épico” e “O autor como produtor”, ensaios produzidos na década de 1930. Esta pesquisa tende a traçar as aproximações e distanciamentos da estética brechtiana em contraponto com a atualidade do espetáculo contemporâneo em questão. Para tanto, além das reflexões de Benjamin e pensadores contemporâneos, foram elencados procedimentos utilizados no processo criativo do espetáculo e algumas aspirações da direção, conhecidas principalmente através do relato da diretora do espetáculo Camila Bauer. Uma das conclusões a que chego, é que há mais indícios de proximidade do que de afastamento entre as teorias de Brecht e a montagem do espetáculo em questão.
Palavras-chave: Bertolt Brecht; Cia. Stravaganza; Jöel Pommerat; Teatro épico; Walter Benjamin.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.