Avaliação da usabilidade de produtos eletroeletrônicos com o auxílio da prototipagem rápida por impressão 3D e da realidade aumentada
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014202Keywords:
Design de produto, Usabilidade, Realidade aumentada, ProtótipoAbstract
Durante o processo de desenvolvimento de produtos, vários aspectos são avaliados, como função, estética, fabricação, entre outros. Na prática do design, os produtos geralmente são concebidos com a ajuda de desenhos ou representações informatizadas, seguido de protótipos físicos construídos para avaliar alguns dos aspectos mencionados anteriormente. No entanto, a confecção destes protótipos geralmente demora muito tempo para ser confeccionados e geram custos elevados. A Realidade Aumentada surge como potencial para auxilio dos designers na avaliação dos vários aspectos envolvidos no projeto, reduzindo os custos e tempo de projeto, mantendo, ou até mesmo, melhorando a qualidade da avaliação. Este artigo apresenta os procedimentos metodológicos que estão sendo empregados em uma pesquisa, realizada do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo avaliar o potencial da utilização conjunta da tecnologia de RA e da prototipagem rápida por impressão 3D (FDM – Fused Deposition Modeling) para avaliação de aspectos de usabilidade de produtos eletrônicos de consumo, relatando os procedimentos utilizados para o projeto e confecção de um modelo em escala real do projetor Epson x14+, da interface para o manejo da tecnologia de realidade aumentada e do arranjo eletrônico que transfere a informação da interface ao computador.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.