Remote music teaching during 2020

teaching and digital literacy of two teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0029

Keywords:

Music teachers, Open learning, Oral History, COVID-19 Pandemic, 2020

Abstract

Faced with the reality of a pandemic, in this work we intend to understand the impacts of distance music education, during the year 2020, through the narrative of two teachers who attend public schools. To experience two teachers with narrative, telling stories of their own life and their teaching experiences during the isolation period, they insert or work within the so-called biographical movement of education. The low stimulus for teaching professionals, combined with the lack of social programs aimed at greater access to the internet or digital technologies by two students and their families, present in the teachers reports, revealed challenges of the moment experienced in basic education in 2020.

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Author Biographies

Brunno Rossetti Ogibowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Música, Educação Musical e Formação DocenteAtualmente é aluno do PPGMUS da UDESC na Linha de Pesquisa de Educação Musical e Formação Docente com a Prof. Dra. Teresa Mateiro e é Servidor Público Federal da UFSC, atuando como Técnico em Som e professor de Produção Audiovisual para Ensino Remoto em cursos de extensão. A formação em música se deu empiricamente, pois apenas teve passagem pela extinta Faculdade de Artes do Paraná, ingressando no curso de Bacharelado em Violão, ao mesmo tempo que cursou dois anos de Publicidade e Propaganda na PUCPR em Curitiba. Após este período, atuou em bandas e estúdios ao redor Brasil e na Europa enquanto profissionalizava-se no aspecto técnico e tecnológico da formação musical, relacionada ao áudio e aos estudos do som. De volta ao Brasil, São Paulo, passa a atuar como técnico de som de gravação, mixagem e masterização, além de participar de grupo de estudos de Música Experimental na EMESP e atuar como diretor musical de peças de teatro. Após breve passagem na Universidade Anhembi Morumbi, no Curso de Produção Fonográfica, segue para a Graduação em Produção Audiovisual pela FIAM-FAAM com especialização em Gestão e Negócio Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Atuou como Monitor de Educação Profissional do Centro Universitário Senac e Professor do Ensino Técnico Integrado ao Médio na FECAP, em São Paulo, onde adquiriu experiência de mercado na área de Gravação, Produção Musical e Audiovisual, TV, Teatro e Opera, atuando como músico e engenheiro de som. 

Teresa da Assunção Novo Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ph.D. em Filosofia e Ciências da Educação ? Educação Musical pela Universidad del País Vasco (Espanha), mestre em Educação Musical e licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). É professora do Departamento de Música e dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Música e Mestrado Profissional em Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Entre 2008 e 2011 atuou como professora associada no curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado) da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro Universitet (Suécia) e no curso de Licenciatura em Música a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante o ano de 2008 realizou pesquisa em nível de pós-doutorado na Lund Universitet (Suécia). Foi Coordenadora dos Cursos de Música (2003-2005) e Diretora de Ensino de Graduação do Centro de Artes (2013-2017) da UDESC. Foi Diretora Regional (2001-2003) e Tesoureira (2003-2005) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis no biênio 2012-2013. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP/MEC (2013-2015). Coordena o Grupo de Pesquisa ?Educação Musical e Formação Docente? (UDESC/CNPq). Como pesquisadora desenvolve pesquisas na área da formação docente, privilegiando temas como prática pedagógica, programas curriculares, conhecimento profissional, práticas musicais escolares e estudos transculturais em educação musical. É editora das Revistas Nupeart e Orfeu (Ceart.Udesc) e membro do Conselho Editorial das Revistas DAPesquisa, Música em Contexto, APEM and RIEM. . É autora e coautora de diversos artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. É uma das organizadoras dos livros ?Práticas de Ensinar Música? (Sulina, 2006; 2008; 2009), Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011 ? finalista ao Prêmio Jabuti, 2012) e Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (InterSaberes, 2016).

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Published

2021-10-11 — Updated on 2021-12-15

How to Cite

OGIBOWSKI, Brunno Rossetti; MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Remote music teaching during 2020: teaching and digital literacy of two teachers . DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–22, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/20856. Acesso em: 22 nov. 2024.