Styling de Moda na Amazônia: uma análise cultural em cenários belenenses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019146

Keywords:

Styling de moda, Stylist, Amazônia

Abstract

Apresenta a análise dos stylings desenvolvidos nas imagens de moda em cenários belenenses, entre janeiro de 2014 a agosto de 2018, publicados na rede social dos stylists em Belém do Pará. Os objetivos específicos foram (i) mapear os stylists de Belém que produziram para as mídias virtuais e físicas; (ii) analisar a produção registrada em imagem dos stylings no contexto de Belém do Pará e (iii) considerar como base conceitual da análise a autora Gillian Rose (c2016). O método se desenvolveu a partir de jornais localizados na hemeroteca da Fundação Cultural do Estado do Pará e redes sociais dos fotógrafos. A análise da imagem se amparou na metodologia visual de Rose (c2016). Portanto, considera-se que os stylings contribuíram para revisitar espaços despercebidos na cidade, por meio de outras narrativas, com cunho artístico, de design e moda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Sousa Furtado, Universidade de São Paulo

Bacharel em Moda (2009) pela Universidade da Amazônia (UNAMA); licenciando pleno em Educação Artística - Artes Plásticas (2012) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); especializado em Moda, Artes e Contemporaneidade (2017) pela Universidade Salvador (UNIFACS); mestrando em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP). O interesses de pesquisa é em styling de moda, moda, imagem de moda, criação, antropologia, cultura, artes e fotografia. 

Antonio Takao Kanamaru, Universidade de São Paulo

Professor-Doutor (MS-3, RDIDP) em atuação na USP, em sua unidade EACH, campus leste, em Bacharelado Têxil e Moda (TM), desde 2009. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Design) pela FAU/USP (2006). Mestre em Artes (Artes Visuais) pelo IA/UNESP, em 2000. Graduado Professor com Licenciatura Plena em Educação Artística e Habilitado em Artes Plásticas pelo IA/UNESP, em 1996 (Registro Profissional- MEC-LP 9611240). Ex-bolsista FAPESP em Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Orientador credenciado em Programa de Pós-Graduação acadêmica na área (PPGTM-EACH/USP-Leste) desde 2010, com 13 mestres orientados e 5 em andamento. Responsável por disciplina sobre sustentabilidade em arte e design desde 2010. Coordenou equipe universitária no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, em 2012 - Operação Capim Santo. Representante Titular em Comissão de Pesquisa-EACH/USP-Leste. Representante Titular em Conselho de Curso do Bacharelado Têxil e Moda da EACH/USP-Leste. Linha de pesquisa: Papel social da arte e do design na cultura brasileira. Coordena de Grupo de Estudo e Pesquisa (GEPARDS ) sobre o Papel e Responsabilidade da Arte e Design. Temas de interesse: ensino da arte; ensino do design; papel educacional, social e cultural da arte e do design; cooperativismo solidário; cultura popular brasileira; cultura latino-americana; cultura japonesa; vanguardas Bauhaus, construtivismo, Vkhutemas, relação entre desenho, projeto e novas tecnologias. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0806-153X

References

AGUILHAR, Ligia. A história do Instagram em dez fotos. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 6 out. 2014. Notícias. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-historia-do-instagram-em-dez-fotos,10000030372. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Modelo com look em preto e branco, calça e blusa]. Belém, 17 mai. 2017a. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BUNzHCRFw41/. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Vestido estampado e modelo encostada na parede]. Belém, 6 fev. 2017b. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQLQ6wIDN0f/. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Vestido estampado e modelo apoiada no carrinho de frutas]. Belém, 6 fev. 2017c. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQK5u8lDpTz/. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Vestido estampado e modelo deitada em uma escada de ferro verde]. Belém, 6 fev. 2017d. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQLHn0rjsUl/. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Vestido estampado e colunas de ferro verde ao fundo]. Belém, 6 fev. 2017e. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQLSCqFDTJB/. Acesso em: 12 nov. 2019.

ARAÚJO, Vinícius. [Modelo com saia de fenda, padronagens com frutas e está sentada]. Belém, 6 fev. 2017f. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQK5Lf1DhQk/. Acesso em: 15 dez. 2018.

ARAÚJO, Vinícius. [Vestido com padronagem de fruta e adorno de banana na cabeça]. Belém, 6 fev. 2017g. Instagram: @vinny_araujo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BQLHNURDahG/. Acesso em: 15 dez. 2018.

BARBOSA, Virgínia. Basílica de Nossa Senhora de Nazaré (Belém, PA). Pesquisa Escolar, Recife, 23 dez. 2013. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=995:basilica-nossa-senhora-de-nazare&catid=37:letra-b. Acesso em: 13 nov. 2019.

BELÉM (PA), Prefeitura Municipal de. Capital paraense torna-se referência mundial em gastronomia. Cidade Criativa, Belém, c2019. Disponível em: http://creativecity.belem.pa.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2019.

BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente: das origens aos nossos dias. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BRAGA, Luiz. A Banhista. 1996. 1 fotografia, color. Disponível em: https://mam.org.br/acervo/2006-104-braga-luiz/. Acesso em: 13 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo com vestido vermelho em um púlpito de igreja]. [S.l.], 24 out. 2014a. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ujl87dgYz2/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo com look total preto]. [S.l.], 24 out. 2014b. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ujpkLQgY5J/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Vestido branco e modelo segura o terço]. [S.l.], 25 out. 2014c. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ulpQMBgYwk/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Vestido branco e modelo segura um acessório formato coração]. [S.l.], 24 out. 2014d. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ujqd6DAY6k/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo com blusa vermelha e segura uma cesta de folhas verdes]. [S.l.], 26 fev. 2014e. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/k5cITnAY95/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo com blazer vermelho, sentada e ao fundo folhas de alface]. [S.l.], 27 fev. 2014f. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/k61BG0AYwj/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo segura meia melancia, está sentada e ao fundo estão frutas]. [S.l.], 26 fev. 2014g. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/k5xJhAgY6A/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Modelo com vestido longo cinturado e mercado de ferro ao fundo]. [S.l.], 20 mai. 2017a. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BUU5r5CDQ-O/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Vestido com decote nas costas e modelo está ao lado da feirante]. [S.l.], 19 mai. 2017b. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BURkKSIjKsJ/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CARNEIRO, Diogo. [Vestido longo de malha e sacos de laranja ao fundo]. [S.l.], 19 mai. 2017c. Instagram: @diogocarneirosaul. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BURzBLOjCOP/. Acesso em: 12 nov. 2019.

CRUZ, Carla Ferreira; MESQUITA, Fernando José de; SARQUIS, Giovanni Blanco [org.]. Mercado de Ferro: restauração e conservação 2010/2015. Belém: Iphan-PA, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Mercado_de_ferro_ver_o_peso_belem.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: teu nome é sedução. São Paulo: PANCROM, 1990.

FEIO, Antonieta Santos. Vendedora de cheiro do Pará. 1947. 1 original de arte, óleo sobre tela, 105,6 x 74,3cm. Museu de Arte de Belém (PA).

FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

FRANGE, Cristina. Styling: mapeando o território. In: FAÇANHA, Astrid; MESQUITA, Cristiane. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2012. p. 19-36.

HAGE, Fernando. Olhares e imagens da mulher paraense: atravessando a cidade entre os séculos XIX e XX. In: COLÓQUIO DE MODA, 8.; CONGRESSO INTERNACIONAL, 5., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2012. p. 1-14. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/GT06/ARTIGO-DE-GT/103209_Olhares_e_imagens_da_mulher_paraense_atravessando_a_cidade_entre_os_seculos_XIX_e_XX.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Vestido de renda preto]. [S.l.], 25 mar. 2014a. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/l9u0XmArQ5/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Vestido preto e bolsa clucth]. [S.l.], 19 jun. 2014b. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/pcPCcHArbb/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Vestido verde e decote nas costas]. [S.l.], 20 jun. 2014c. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/pep3vAArT5/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Modelo sentada com saia longa e fenda]. [S.l.], 27 mai. 2018a. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BjSFwAFljxO/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Modelo andando com saia longa e fenda]. [Belém], 28 mai. 2018b. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BjVsI_4lKVj/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Modelos sentadas em um carrinho de frutas de madeira]. Belém, 15 mar. 2018c. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BgXZmJEhGqa/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Vestidos listrado e estampado, com chapéu grande]. Belém, 13 mar. 2018d. @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BgSCyrRh1vF/. Acesso em: 12 nov. 2019.

HINGLIS, Henrique. [Modelos em frente à barraca de banho de ervas]. Belém, 31 mai. 2018e. Instagram: @henrique_hinglis. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BjcPnELlhEr/. Acesso em: 12 nov. 2019.

INSTAGRAM. Termos de uso. [S.l.], Instagram Inc., c2019. Disponível em: https://help.instagram.com/581066165581870. Acesso em: 13 nov. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Círio de Nazaré. Rio de Janeiro: Iphan, 2006. (Dossiê Iphan; 1). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PatImDos_Cirio_m.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Superintendência Estadual do Pará. Belém do Pará comemora 400 anos. Belém: Iphan, c2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pa/noticias/detalhes/3456/belem-do-para-comemora-400-anos. Acesso em: 19 nov. 2019.

JOSÉ, Cassio. [Modelo sentada, segura ventilador em meio as barracas de ervas do complexo do mercado do Ver-o-Peso]. [S.l.], 30 mai. 2017. Instagram: @cssiojose. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BUvFPBXlzo1/. Acesso em: 12 nov. 2019.

LAVER, James. A roupa e a Moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LIMA, André. [Modelo com luvas e mão nos seios]. Belém, 29 ago. 2018a. Instagram: @andrelima_br. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BnDHbfiAiZH/. Acesso em: 12 nov. 2019.

LIMA, André. [Blusa manga morcego e quadro no fundo]. [S.l.], 26 ago. 2018b. Instagram: @andrelima_br. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bm8sJYgA1kq/. Acesso em: 12 nov. 2019.

LIMA, André. [Modelo usa máscara e ao fundo o brasão do estado do Pará]. Belém, 25 ago. 2018c. Instagram: @andrelima_br. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bm6tBszAspj/. Acesso em: 12 nov. 2019.

LIMA, Maria Dorotéia de. Ver-o-peso, patrimônio e práticas sociais: uma abordagem etnográfica da feira mais famosa de Belém do Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008d. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3059. Acesso em: 13 nov. 2019.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2001.

MANESCHY, Orlando. Limites entre imagens: a fotografia na moda e suas articulações entre campos distintos. Fashion theory: a revista da moda, corpo e cultura, v. 1, n. 3, p. 115-121, 2002.

MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

MARTINS JÚNIOR, Rui Jorge Moraes. Visto, logo existo: moda, sociabilidade feminina e consumo em Belém no limiar do século XX. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém. 2010. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/4381/1/Dissertacao_VistoLogoExisto.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.

MCASSEY, Jacqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de moda. Porto Alegre: Bookman, 2013.

MESQUITA, Cristiane. Para além do design: styling e criação de imagens de moda. In: FAÇANHA, Astrid; MESQUITA, Cristiane. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002. p. 37-47.

PEREIRA, Edenice. Basílica de Nazaré. In: PEREIRA, Edenice. Vem Círio! [Belém, PA], [2012?]. Disponível em: http://edenice.wordpress.com/basilica-de-nazare/. Acesso em: 13 nov. 2019.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2015.

RODRIGUES, Sérgio. “Mulata” veio de “mula”? isso torna a palavra racista?. Veja, [s.l.], 23 jul. 2015. Sobre palavras. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/8216-mulata-8217-veio-de-8216-mula-8217-isso-torna-a-palavra-racista/. Acesso em: 13 nov. 2019.

ROSE, Gillian. Visual methodologies: an introduction uto researching with visual materials. 4. ed. Los Angeles: Sage, c2016.

SAGGESE, Sylvia; DUARTE, Sonia. Modelagem industrial brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guarda roupa, 2002.

SILVA, Caroline Fernandes. O Moderno em aberto: o mundo das artes em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Santos Feio. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Estudos Gerais, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/teses/Dissert-2009_Caroline_Fernandes_Silva-S.pdf. Acesso em: 13 nov. 2019.

STYLIST. In: CAMBRIDGE dictionary. Cambridge: Cambridge University Press, c2019a. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese/stylist. Acesso em: 13 nov. 2019.

STYLIST. In: OXFORD dictionary. [S.l.], Lexico.com, c2019b. Disponível em: https://www.lexico.com/en/definition/stylist. Acesso em: 13 nov. 2019.

TARNOCZY JÚNIOR, Ernesto. Arte da composição. Santa Catarina: iPhoto Editora, 2013. v. 2.

Published

2019-12-02

How to Cite

FURTADO, Bruno Sousa; KANAMARU, Antonio Takao. Styling de Moda na Amazônia: uma análise cultural em cenários belenenses. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 146–171, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019146. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.