Dirceu: a potência da composição performativa e suas micropolíticas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019037Keywords:
Núcleo do Dirceu, Performance, MicropolíticaAbstract
Aborda as micropolíticas produzidas pelo Núcleo do Dirceu nas composições estabelecidas com a comunidade do bairro Dirceu, em Teresina, durante o processo de criação da obra 1000 Casas, no período de 2011 a 2012. O percurso cartográfico desta escrita aborda aspectos dos dispositivos presentes nas interações e experiências dos sujeitos envolvidos na performance. Para tanto, discute a precariedade e performance à luz de autores como Lígia Clark, Eleonora Fabião e Jacques Rancière, considerando questões e tensões do fazer político nas relações entre arte e vida, público e privado.
Downloads
References
Casas Bonecas. [Teresina: s.n.], 2011. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Jacob Alves. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjByg3X6sm0. Acesso em: 05 nov. 2019.
BARROS, Laura Pozzana; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgína; ESCOSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
CINETEATRO: Núcleo do Dirceu. [S.l.: s.n.], 2012. 1 vídeo (84 min.). Publicado pelo canal festivalpanorama. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JZ5BUU060H8. Acesso em: 05 nov. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012. v. 3.
EVELIN, Marcelo. Marcelo Evelin. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.
FABIÃO, Eleonora. Performance e precariedade. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio Wellington de. A performance ensaiada: ensaios sobre a performance contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.
FIGUEIREDO, Luciano (org.). Cartas 1964-1974: Lygia Clark & Hélio Oiticica. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.
FUNARTE. 1000 Casas: FID na Funarte MG. Rio de Janeiro: Funarte, 2013. Disponível em: http://www.funarte.gov.br/evento/1-000-casas-fid-na-funarte-mg/. Acesso em: 20 set. 2019.
GREINER, Christine; ESPÍRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sônia (org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
MATOS, Lúcia. Danza e diferencia. In: ENCUENTRO ANDANZAS, 2015, Lima. Conferência [...]. Lima: Pontificia Universidad Catolica del Peru, 2015. Não publicado.
NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012.
NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Direção artística: Marcelo Evelin. Teresina, [2011]. Disponível em: https://www.demolitionincorporada.com/1000casas. Acesso em: 05 nov. 2019.
PHELAN, Peggy. A ontologia da performance: representação sem reprodução. Revista de Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 24, p. 171-191, 1997.
PORTELA, Soraya. Soraya Portela. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 253.
PRECARIEDADE. In: DICIONÁRIO online do Michaelis. São Paulo: Melhoramentos, 2019. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/precariedade/. Acesso em: 25 fev. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
SILVA, Cleyde. Cleyde Silva. In: NÚCLEO DO DIRCEU. 1000 CASAS. Teresina: Núcleo do Dirceu, 2012. p. 240.
STILL MÓVIL. Marcelo Evelin. [S.l]: Red Suramericana de Danza, [2011]. Disponível em: http://www.stillmovil.com/artistas/marcelo-evelyn?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2019.
TERESINA (PI). Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação. Perfil dos Bairros: Dirceu. Teresina, 2018. Disponível em: http://semplan.teresina.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/39/2018/08/ITARAR%C3%89-2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
VILAR, Gerard. Arte Contemporânea e Precariedade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 137-153, set. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/viewFile/76553/43758. Acesso em: 05 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.