Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913212018002Keywords:
Necessidades dos usuários, Pesquisa etnográfica, Insights, Processo de designAbstract
A abordagem etnográfica tem sido cada vez mais adotada em diferentes etapas do processo de design. No início do projeto, pode assumir um papel estratégico e auxiliar na identificação das necessidades dos usuários. Contudo, a Antropologia (área de origem da etnografia) e o Design diferem em termos de objetivo, do tempo empregado para a pesquisa e do conhecimento adquirido durante a formação dos profissionais e, diante disso, entende-se que a abordagem etnográfica deve passar por adaptações para ser aplicada na área do Design. Com este estudo, buscou-se entender como a abordagem etnográfica se apresenta quando é aplicada no início do processo de design, para identificar as necessidades dos usuários. Para tanto, investigou-se a pesquisa etnográfica como método científico e a pesquisa de campo com usuários no processo de design. Como resultado, foram definidos os principais aspectos da abordagem etnográfica, quando aplicada ao design, e identificados alguns métodos de pesquisa com usuários influenciados por tais aspectos. Percebeu-se que a abordagem etnográfica tem sido utilizada em empresas por meio da aplicação de métodos que apresentam os aspectos identificados neste estudo. Os métodos são fundamentados, principalmente, na observação em contexto e na conversação, a partir dos quais se busca compreender mais profundamente como os usuários se comportam na realidade e, assim, identificar suas necessidades e oportunidades de projetos para atendê-las.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.