Panic painting, photomontage and postmodernity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0012

Keywords:

Fotografia - Efeitos especiais, Fotomontagem, Lima, Jorge de, 1893-1953

Abstract

Observing Erwin Panofsky's (1955) indications about the way to interpret a work of art, this article proposes an approximation between A pintura em pânico (1943) photomontages book, composed by poet Jorge de Lima (1893-1953), and the postmodernity’s concept developed by Gianni Vattimo in The transparent society (1989). To this end, the avant-garde photomontage is understood as a subversion of the photographic principle itself considered as analogue to reality, and also as a rupture to painting as a pictorial composition’s canonic method. We also resort to the Gianni Vattimo’s established approximation between the concepts of shock in Walter Benjamin (1955) and Martin Heidegger’s stoss (1977), in order to suggest photomontage transcended its period and works as analogue to post modern’s condition, which is, above all, multiform. 

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Author Biographies

Lorena Machado Macêdo Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Discente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA). Possui graduação em Artes Visuais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Amazonas (2018). É integrante do grupo de pesquisa «Investigações sobre memória cultural em artes e literatura - MemoCult», do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA.

Luciane Viana Barros Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Artes Plásticas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Música (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em História Cultural pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes. No curso de Música ocupa as cadeiras de História da Arte e Filosofia da Arte. Ainda nesta instituição, realiza atividade de pesquisa no Laboratório de Musicologia e História Cultural, no qual coordena a área de projetos, dentre os quais se destacam patrocínios importantes junto a instituições de projeção nacional, como Petrobras, com o projeto «Ópera na Amazônia no período da borracha (1850-1910)". É líder do grupo de pesquisa «Investigações sobre memória cultural em artes e literatura - MemoCult», do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA. É líder grupo de trabalho do Ridim-Brasil (Repertório Internacional de Iconografia Musical) no Amazonas. É autora do livro Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada, Editora Valer (2011) e do livro Álvaro Páscoa: o golpe fundo, Edua (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Estética e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, teoria da arte, Manaus, Amazonas, arte luso-brasileira, iconografia musical, iconologia, arte contemporânea, fotografia, arte nos séculos XIX e XX.

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Published

2020-09-22

How to Cite

OLIVEIRA, Lorena Machado Macêdo; PÁSCOA, Luciane Viana Barros. Panic painting, photomontage and postmodernity. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17149. Acesso em: 20 dec. 2024.