Dialogues between Scenic Light and the exercise of teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0009

Keywords:

Iluminação de cena, Teatros-Efeitos especiais, Arte-Estudo e ensino, Formação profissional

Abstract

The following article establishes dialogues between Scenic Light as a component language of the staging, with the exercise of teaching and the formation of theater teachers in graduation courses. We discuss two perspectives about the dialogue propoused, the first about the formation of teachers through the understanding of the concept of teacher-artist and the other about the processes of theater light designers formation in Brazil, considering theory and practice as inseparable territories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriela Pereira Fregoneis, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autora do livro Entre o Teatro e o Cinema: Experiências Performativa e Corporeidades Deliszantes - a cena explorada para alem do sujeito. Atualmente Professora Temporária no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Poéticas Cênicas, Corpo e Mídias.

References

ARAÚJO, J. S. O. A cena ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%e1vio.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.

CABRAL, B. A. V. Mediação em teatro: o professor como artista e pedagogo. In: CONTIERO, L.; SANTOS, F.F.; FERNADES, V.S. (org.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 55-70

CAMARGO, R. G. Função estética da luz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

COHEN, M. A. Cenografia Brasileira Século XXI: Diálogos possíveis entre a prática e o ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 8 de março de 2004 - Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 24, 15 mar. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0404teatro.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.

COSTA, R. F. Oficina de Iluminação e a Construção de Espetáculo: anotações para uma proposta pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal 2010.

LUCIANI, N. M. Iluminação Cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. 2014. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e53.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

MOTTA, G. Cenografia e Indumentária na Arte-Educação. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 103-112.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ROSA, W. A encenação em situação de ensino e aprendizagem: uma contribuição pedagógica possível. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

TELLES, N. Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas em sala de aula. Campinas: Papirus, 2013.

Published

2020-09-22

How to Cite

FREGONEIS, Gabriela Pereira. Dialogues between Scenic Light and the exercise of teaching. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–10, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16343. Acesso em: 20 dec. 2024.