Sociocultural aspects in the design of textile surfaces

an experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0014

Keywords:

Design têxtil, Design de moda, Tecelagem - Estudo e ensino (Superior), Moda e arte

Abstract

This article reports the experience of a pedagogical practice focused on the design of textile surfaces. The practice included the creation of textile patterns and was based on the transposition of socio-cultural aspects of certain countries for the materialization of textile samples. Held in the first semester of the 2019 school year, the practice involved students in the Textile Patterns discipline, taught by Professor Dulce Maria Holanda Maciel. Methodologically, this report fits as descriptive, qualitative, bibliographic and field research, since its data collection involved bibliographic survey and clippings of the works produced by the students, followed by narrative and interpretative analysis. It is inferred that the hypothesis outlined by the professor about future designers being able to articulate socio-cultural aspects as a source of research and inspiration for the creation of new textile patterns was corroborated through the investigated literature and the reported experience.

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Author Biographies

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Doutora em Engenharia de Produção (2007) com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente (PPGEP/UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC). Pós-Graduação em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá SC (2011). Temas: gestão de design, ergonomia, uso de materiais em projetos, materiais têxteis, produto de moda, criatividade, conceito e tema de coleção de moda e fundamentos da linguagem visual. Possui mais de 15 anos de atuação em diversas empresas com ênfase no diagnóstico e definição da atuação de estratégias de gestão nas empresas. Professora efetiva no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e no Programa de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda (UDESC).

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Doutora em Ciências Humanas (2014) pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne Paris IV, Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História (PPGH/UDESC). Membro de conselho editorial da revista DaPesquisa e parecerista ad-hoc das revistas ModaPalavra E-periódico, EnsinArMode e Revista Feminista. Professora efetiva no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Valdecir Babinski Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Moda, PPGModa, da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC: aluno regular do mestrado profissional em Design do Vestuário e Moda (PPGModa/UDESC). Foi coordenador do Laboratório de Desenho (portaria interna número 067/2017) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Jaraguá do Sul. Foi professor substituto dos cursos técnicos de Produção e Design de Moda, e de Vestuário, nas modalidades subsequente e PROEJA. É graduado em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (2014) e pós-graduado em Marketing pela ESALQ/USP (2018). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda (portaria interna número 23/2017); e dos Grupos de Trabalhos (GTs): Criação de PPC do Curso Superior de Design de Moda e Criação de PPC do Curso de Modelagem do Vestuário na modalidade Integrado (portaria interna número 24/2017), ambos do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Published

2020-09-22

How to Cite

MARIA HOLANDA MACIEL, Dulce; NOVELLI, Daniela; BABINSKI JÚNIOR, Valdecir. Sociocultural aspects in the design of textile surfaces: an experience report. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–19, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16231. Acesso em: 22 dec. 2024.

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