Jacques Copeau e o espaço teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007069Keywords:
Jacques Copeau, teatro francês, espaço teatral, ética teatralAbstract
O presente artigo é integrante do projeto de pesquisa Poética, Ética e Estética na Pedagogia Teatral de Jacques Copeau – financiado pelo PROBIC/UDESC. E se propõe a pesquisar textos de Jacques Copeau ainda não disponíveis em Língua Portuguesa, bem como de outros autores que discutem sua obra, através das traduções do orientador Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro. Assim, o presente artigo se atém às concepções estéticas presentes na obra de Copeau. O crítico de arte, ator e diretor-pedagogo foi um marco importante para a arte teatral. Desenvolveu diversas reformas poéticas, estéticas e éticas/morais para o teatro. Imbuído de indignação em relação ao que era produzido na França, dedicou a vida para renovar a produção cênica que o circundava. Concebeu em seu Teatro do Vieux Colombier e em sua Escola do Vieux Colombier um método de formação para atores visando a uma educação poética, técnica e, principalmente, moral. Sua proposta estética evidenciava o poeta e o texto, porém através da presença primordial do ator. Defendeu a renovação do teatro, entretanto, não apenas no estilo da representação e da encenação, mas também, uma renovação que buscava um “espírito novo” para a arte teatral. E para que essa renovação fosse possível era necessário um “palco nu”, um palco para a ação dramática.
Downloads
References
CARLSON, Marvin. Teorias de Teatro: Estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. Trad. de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
COPEAU, Jacques. Un Essai de Rénovation Dramatique [Uma Tentativa de Renovação Dramática]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 19-32. – Trad. de José Ronaldo Faleiro
. Appels [Apelos]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 105-112. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.
. The Spirit in the Little Theatres. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint- Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 120-130 – Trad. de José Ronaldo Faleiro.
. Aux acteurs [Aos Atores]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 203- 215 – Tradução José Ronaldo Faleiro.
In: SICARD, C. Jacques Copeau e a Escola do Vieux Colombier. In: Copeau l´Eveilleur. p. 116-126 – Trad. José Ronaldo Faleiro. p. 09.
. A Cena. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 217-226 – Tradução José Ronaldo Faleiro.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
FALEIRO, José R. A Formação do Ator a partir dos Cadernos de Teatro de Léon Chancerel e dos Cadernos de Teatro do Tablado. Tese do Doutorado – Université de Paris X – Nanterre: 1998. Trad. José Ronaldo Faleiro
. A Escola do Vieux Colombier. IN: O Teatro Transcende. v. 08 –
p. 19-32, Blumenau: FURB, 1999.
. Poética, Ética e Estética na Pedagogia Teatral de Jacques Copeau. [Projeto de Iniciação Científica – 2005-2007] Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Artes – Florianópolis: 2005.
HAUSER, Arnold, A História Social da Literatura e da Arte. Trad. De Walter H. Geenen. Tomo II. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1980-1982
RUDLIN, J. Copeau e a juventude: a formação do ator. IN: Copeau l’Éveilleur [Copeau, Aquele que Desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/Lectoure: Bouffonneries, 1995. nº 34. p. 104-115. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.
SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SCHMITZ, Mariana da S.. A VOCAÇÃO PEDAGÓGICA EM JACQUES COPEAU: L
´ÉCOLE DU VIEUX COLOMBIER (1920-1924). [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Artes – Florianópolis: 2006.
SICARD, Claude. Jacques Copeau et l´École du Vieux Colombier. [Jacques Copeau e a Escola do Vieux Colombier]. IN: Copeau l’Éveilleur [Copeau, Aquele que Desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/Lectoure: Bouffonneries, 1995. p. 116-126. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.