Referenciais literários e corporais como princípio criativo na composição do espetáculo de dança-teatro Átridas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009153Keywords:
dramaturgia, composição, ator-dançarino, pedagogia,Abstract
O presente artigo é uma reflexão sobre uma experimentação prática de trabalho em dança-teatro com atores iniciantes. Este trabalho apresenta-se como continuidade de uma pesquisa sobre pedagogia do movimento que iniciou em agosto de 2007 com revisão bibliográfica sobre o tema. O objetivo deste segundo ano de pesquisa foi experienciar um processo prático calcado no pensamento proposto no seu primeiro ano através do trabalho de improvisação e composição a partir de referenciais corporais. Deste processo resultou o espetáculo de dança-teatro Átridas, que teve como referencial literário sete tragédias gre- gas que tratam do mito grego da maldição familiar dos descendentes de Atreu. O presente artigo discute a influência destes pontos referenciais (literários e corporais) no trabalho formativo e compositivo do ator-dançarino.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.