Reflexões³ (ao cubo): compreendendo a mágica do teatro na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312912182017030Resumo
O presente relatório intenta examinar, crítica e fundamentadamente, as observações efetuadas em uma unidade escolar, como Estágio Supervisionado. Ademais, objetiva-se analisar a aula de teatro em sua prática diária, em meio a um ambiente formal e em uma dada rotina de trabalho, para detectar, por meio de uma metodologia qualitativa, potencialidades didáticas e pedagógicas visualizadas, erigir críticas educacionais e reconhecer dificuldades institucionais vivenciadas pelo Teatro-Educação. As principais conclusões indicam que a relação entre o ensino de arte no interior de uma instituição, que possui valores, códigos socioculturais e um ethos particular, provoca tensões na estrutura material e imaterial construída. Mas ao mesmo tempo, os condicionamentos institucionais afetam a qualidade e a metodologia das aulas. Por fim, estuda-se também a figura do estagiário em artes, bem como o significado de sua presença na sala de aulaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Guilherme Augusto Diniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.