A expressão das emoções em objetos animados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014011Palavras-chave:
Teatro de Animação, Simulacro de Vida, EmoçõesResumo
Por meio do presente artigo, reflete-se sobre a expressão de emoções em objetos inanimados que produzem a ilusão de vida autônoma durante a cena teatral. Este simulacro de vida é determinante no teatro de animação, sendo este o objeto principal de análise deste trabalho. Relacionando pesquisas da área teatral, com ênfase no teatro de bonecos, à pesquisa de neurociência de António Damásio, objetiva-se compreender de que maneira se dá a expressão de emoções deslocadas do corpo do ator para um corpo naturalmente inerte, limitado a funções mecânicas de movimentos. A chave principal deste estudo está no movimento enquanto meio de expressão das emoções, seja no corpo vivo ou vivificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.