Teatro de animação: relações didáticas e pedagógicas

Autores

  • Alex de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011001

Palavras-chave:

teatro de animação, teatro didático, pedagogia, escola

Resumo

O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que concerne ao desenvolvimento desse tipo de teatro no meio escolar. Percebe-se que no Brasil a incursão do teatro de animação nos meios de ensino propiciou a essa arte uma consistente proliferação da linguagem, ampliando o campo de atuação de artistas e atingindo maior público. Contudo, a rápida difusão ocorrida no meio escolar, principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, propiciou a criação de pré-conceitos que de certa forma fragilizaram o teatro de animação enquanto forma artística, atribuindo-lhe fortemente a função de “ferramenta didática” escolar. As reflexões propostas neste artigo partem das análises de materiais bibliográficos relacionados à história do teatro de animação brasileiro, ao ensino de teatro, à pedagogia, além das observações de espetáculos em circulação na atualidade com foco na programação das quatro primeiras edições do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

SOUZA, Alex de. Teatro de animação: relações didáticas e pedagógicas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 001–011, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011001. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13987. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas