Musicologia no século XX: os discursos modernistas de Theodor Adorno e Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014107Palavras-chave:
Musicologia, Modernismo, Música popularResumo
Vinte anos separam a publicação do “Ensaio sobre a música brasileira” (1921), de Mário de Andrade, e o texto “Sobre música popular” (1941), de Theodor Adorno, textos que se conectam em pelo menos um ponto: seu modernismo latente. Por meio de uma análise metodológica dessas publicações, o presente trabalho busca relacionar o pensamento dos dois autores numa perspectiva de pesquisa em música, considerando suas particularidades contextuais e alinhando-os com a grande narrativa modernista, tal como definida por Beard e Gloag (2005). Paulo Castagna fornece três parâmetros fundamentais de pesquisa que nos servem de pilares para a investigação: a norma, a técnica e o método. Ao identificar cada um desses parâmetros nos textos de Mário e de Adorno, trazemos à tona as concepções de música popular que delineiam suas abordagens musicológicas, aproximando-os epistemologicamente e demonstrando assim como seus discursos apresentam características totalizadoras que refletem a ideologia modernista e situam-nos como intelectuais do século XX.
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