Atividade artístico-pedagógica em quadrinhos como mediação teatral para espetáculo de rua
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172022e0001Palavras-chave:
Espectador transeunte, Mediação teatral, Teatro de rua, História em quadrinhosResumo
Este artigo analisa uma prática realizada de mediação teatral com espectadores transeuntes de teatro de rua, convidados a preencherem balões de diálogo de tirinhas em quadrinhos das personagens principais de uma determinada peça, configurando outro espaço de experiência. O material produzido pelos espectadores, por meio do desenho e da escrita, proporcionou experiências afetivas, permitindo observar de forma objetiva o que chamou mais a atenção do público e, eventualmente, o que causou impacto.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Mediação, medição, ação. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 13, n. 17, p. 1-18, 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791031.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 13-22.
CARLIM, Victor. Elaboração de texto nos balões. 2019a. Digitalização de 1 tirinha em quadrinho, preto e branco.
CARLIM, Victor. Realização da atividade proposta. 2019b. 1 fotografia, color.
CARLIM, Victor Emanuel; ROSSETO, Robson. Mediar um espetáculo de rua? O espectador transeunte do espetáculo "O terreno baldio". Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 47-60, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3681/pdf_36. Acesso em: 17 ago. 2022.
CARLIM, Victor Emanuel; ROSSETO, Robson. Mediação teatral para espetáculo de rua: espaço para (a)colher afetos. Revista O Mosaico, Curitiba, v. 21, n. esp., p. 197-208, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4089/2765. Acesso em: 17 ago. 2022.
CARREIRA, André. Teatro de Invasão: a cidade como dramaturgia. São Paulo: Hucitec, 2019.
DANTON, Gian. Como escrever quadrinhos. João Pessoa: Marca da fantasia, 2015.
FIER, Lucas. Tirinhas em quadrinhos para a peça “O Terreno Baldio” do grupo Olho Rasteiro. 2019. 1 tirinha em quadrinho, preto e branco.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HAN, Byng-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017. Tradução de Enio Paulo Giachini.
MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017.
MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.
OLDONI, Natália. Cena do espetáculo O terreno baldio. 2019a. 1 fotografia, color.
OLDONI, Natália. Personagem Charles convidando os espectadores para a atividade de mediação. 2019b. 1 fotografia, color.
OLDONI, Natália. Personagem Piúka. 2019c. 1 fotografia, color.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. A mediação artística, uma tessitura em processo. Revista Urdimento, Florianópolis, vol. 1, n.17, p. 113-121, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011113. Acesso em: 17 ago. 2022.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012.
SOLER, Marcelo. Preparar acolhimento ao espectador: uma tentativa de estabelecer encontros em tempos não acolhedores. In: DESGRANGES, Flavio e SIMÕES, Giulia.(Org.). O ato do espectador teatral: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec, 2017. p. 316-327.
TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008.
TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de Rua do Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2016.
VON-SOHSTEN, Arlene Oliveira. A mediação como (dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21373. Acesso em: 17 ago. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Robson Rosseto, Victor Emanuel Carlim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.