Atividade artístico-pedagógica em quadrinhos como mediação teatral para espetáculo de rua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172022e0001

Palavras-chave:

Espectador transeunte, Mediação teatral, Teatro de rua, História em quadrinhos

Resumo

Este artigo analisa uma prática realizada de mediação teatral com espectadores transeuntes de teatro de rua, convidados a preencherem balões de diálogo de tirinhas em quadrinhos das personagens principais de uma determinada peça, configurando outro espaço de experiência. O material produzido pelos espectadores, por meio do desenho e da escrita, proporcionou experiências afetivas, permitindo observar de forma objetiva o que chamou mais a atenção do público e, eventualmente, o que causou impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Campus de Curitiba II.

Victor Emanuel Carlim, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Mestre em Artes e graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Mediação, medição, ação. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 13, n. 17, p. 1-18, 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002791031.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p. 13-22.

CARLIM, Victor. Elaboração de texto nos balões. 2019a. Digitalização de 1 tirinha em quadrinho, preto e branco.

CARLIM, Victor. Realização da atividade proposta. 2019b. 1 fotografia, color.

CARLIM, Victor Emanuel; ROSSETO, Robson. Mediar um espetáculo de rua? O espectador transeunte do espetáculo "O terreno baldio". Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 47-60, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3681/pdf_36. Acesso em: 17 ago. 2022.

CARLIM, Victor Emanuel; ROSSETO, Robson. Mediação teatral para espetáculo de rua: espaço para (a)colher afetos. Revista O Mosaico, Curitiba, v. 21, n. esp., p. 197-208, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4089/2765. Acesso em: 17 ago. 2022.

CARREIRA, André. Teatro de Invasão: a cidade como dramaturgia. São Paulo: Hucitec, 2019.

DANTON, Gian. Como escrever quadrinhos. João Pessoa: Marca da fantasia, 2015.

FIER, Lucas. Tirinhas em quadrinhos para a peça “O Terreno Baldio” do grupo Olho Rasteiro. 2019. 1 tirinha em quadrinho, preto e branco.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HAN, Byng-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017. Tradução de Enio Paulo Giachini.

MARTINS, Mirian Celeste (Org.). Mediação cultural: olhares interdisciplinares. São Paulo: Uva Limão, 2017.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

OLDONI, Natália. Cena do espetáculo O terreno baldio. 2019a. 1 fotografia, color.

OLDONI, Natália. Personagem Charles convidando os espectadores para a atividade de mediação. 2019b. 1 fotografia, color.

OLDONI, Natália. Personagem Piúka. 2019c. 1 fotografia, color.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. A mediação artística, uma tessitura em processo. Revista Urdimento, Florianópolis, vol. 1, n.17, p. 113-121, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011113. Acesso em: 17 ago. 2022.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012.

SOLER, Marcelo. Preparar acolhimento ao espectador: uma tentativa de estabelecer encontros em tempos não acolhedores. In: DESGRANGES, Flavio e SIMÕES, Giulia.(Org.). O ato do espectador teatral: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec, 2017. p. 316-327.

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008.

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de Rua do Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2016.

VON-SOHSTEN, Arlene Oliveira. A mediação como (dilatação da) experiência estética: uma análise do projeto mediato. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21373. Acesso em: 17 ago. 2022.

Publicado

2022-08-30

Como Citar

ROSSETO, R.; CARLIM, V. E. . Atividade artístico-pedagógica em quadrinhos como mediação teatral para espetáculo de rua. DAPesquisa, Florianópolis, v. 17, p. 1-13, 2022. DOI: 10.5965/18083129172022e0001. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/21155. Acesso em: 6 out. 2022.