Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913212018002Palavras-chave:
Necessidades dos usuários, Pesquisa etnográfica, Insights, Processo de designResumo
A abordagem etnográfica tem sido cada vez mais adotada em diferentes etapas do processo de design. No início do projeto, pode assumir um papel estratégico e auxiliar na identificação das necessidades dos usuários. Contudo, a Antropologia (área de origem da etnografia) e o Design diferem em termos de objetivo, do tempo empregado para a pesquisa e do conhecimento adquirido durante a formação dos profissionais e, diante disso, entende-se que a abordagem etnográfica deve passar por adaptações para ser aplicada na área do Design. Com este estudo, buscou-se entender como a abordagem etnográfica se apresenta quando é aplicada no início do processo de design, para identificar as necessidades dos usuários. Para tanto, investigou-se a pesquisa etnográfica como método científico e a pesquisa de campo com usuários no processo de design. Como resultado, foram definidos os principais aspectos da abordagem etnográfica, quando aplicada ao design, e identificados alguns métodos de pesquisa com usuários influenciados por tais aspectos. Percebeu-se que a abordagem etnográfica tem sido utilizada em empresas por meio da aplicação de métodos que apresentam os aspectos identificados neste estudo. Os métodos são fundamentados, principalmente, na observação em contexto e na conversação, a partir dos quais se busca compreender mais profundamente como os usuários se comportam na realidade e, assim, identificar suas necessidades e oportunidades de projetos para atendê-las.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.