O Teatro Negro proposto pela Cia. Espaço Preto ou a formação de um ator-pesquisador-docente negro

Autores

  • Anderson Ferreira do Nascimento Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312913202018045

Palavras-chave:

teatro negro, Espaço Preto, formação teatral

Resumo

O presente artigo sugere uma reflexão sobre a criação da companhia teatral Espaço Preto, de Belo Horizonte, Minas Gerais, observando nas suas propostas artísticas alguns tópicos das discussões sobre a poética do Teatro Negro e da Arte Marginal. Objetiva-se ainda ampliar possibilidades em relação aos temas e as formas na produção dessa linguagem, bem como a formação sociopolítica do(s) individuo(s) negro(s) que a compõem. Para isso, foram analisados os processos de concepção dos espetáculos “O grito do outro – o grito meu!” e “Ama”, os ensaios do grupo para as apresentações, os bate-papos com o público e as reverberações nos bastidores. A abordagem estética incorporada nos trabalhos da companhia atravessa o limite criado para se tratar da história e da vivência do negro no Brasil, por vezes relacionadas somente a religiosidade. Estabelece-se, portanto, uma referência periférica e urbana para tratar cenicamente das questões do racismo e de discussões mais específicas relacionadas à mulher negra e ao genocídio de jovens negros.

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Biografia do Autor

Anderson Ferreira do Nascimento, Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino de Teatro e Interpretação Teatral. Integra a Companhia Espaço Preto, desde sua fundação em 2014, como ator, pesquisador e figurinista. É contador de histórias e pesquisador nos projetos de extensão Contos de Mitologia e Literatura Afro-brasileira em foco, da Faculdade de Letras da UFMG.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

FERREIRA DO NASCIMENTO, A. O Teatro Negro proposto pela Cia. Espaço Preto ou a formação de um ator-pesquisador-docente negro. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 20, p. 045-062, 2018. DOI: 10.5965/1808312913202018045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312913202018045. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos