"Interações Arriscadas" relações entre arte contemporânea e educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0011Palavras-chave:
Arte moderna - Séc. XX, Arte - Estudo e ensino, Arte - Temas, motivos, Água - Temas, motivosResumo
Com a intenção de contribuir para as discussões que acontecem nos meios acadêmicos sobre como inserir a arte contemporânea na educação, e para defender a noção de que a arte de hoje é mais próxima do cotidiano, neste texto comentam-se processos artísticos de quatro artistas contemporâneos que usam em sua poética o elemento mais indispensável para a vida: a água. Contextualiza-se a arte na contemporaneidade, inicialmente destacando as mudanças ocorridas nos últimos tempos, inclusive as decorrentes das novas tecnologias. Conclui-se que as atuais políticas públicas para a educação estão na contramão do que a arte oferece, bem como que os/as professores/as podem potencializar o seu fazer através da compreensão da nova lógica.
Downloads
Referências
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAYCEDO, C. A fome como professora, São Paulo, 2016. Website DOCPLAYER https://docplayer.com.br/56895212-A-fome-como-professora.html. Acesso em: 29 set. 2019.
CAYCEDO, C. River Books / Libros Río, São Paulo, 2016. Website Carolina Caycedo. Disponível em: http://carolinacaycedo.com/river-books-libros-rio/ Acesso em: 29 set. 2019.
CAUQUELIN, A. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FAVARETTO, C. F. Arte Contemporânea e educação. Revista Ibero-americana de Educação, v. 53, p. 225-235, 1 maio 2010. DOI: https://doi.org/10.35362/rie530568. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie53a10.pdf/ Acesso em: 28 fev. 2020.
GROSSMANN, M. Arte contemporânea brasileira: à procura de um contexto. In: BASBAUM, R. (Org.). Arte Contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
HOFF, M. Curadoria pedagógica, metodologias artísticas, formação e permanência: a virada educativa da Bienal do Mercosul. In: HELGUERA, P.; HOFF, M. (Org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/41967916-Pedagogia-no-campo-expandido-org-pablo-helguera-e-monica-hoff.html. Acesso em: 01 fev. 2019.
LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
MENESES, U. T. B. de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p.11-36, 2003.
NAME, D.; COSTA, M. de L. Catálogo da exposição Amélia Toledo: forma fluida. Paço Imperial Rio de Janeiro: ADUPLA, 2015.
RADUNZ, Dennis. Textos/Interlocuções de RIVER FILM/pedra-fantasma/mar paradoxo. In: Martinovsky, H; Stolf, R. (org.). Exposição RIVER FILM / pedra-fantasma / mar paradoxo. Florianópolis: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://www.cultura.sc.gov.br/downloads/mis/downloads-4/2200-river-film-denis-raduenz/file. Acesso em: 27 fev. 2020.
RUCH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
STOLF, Raquel. Entre a palavra pênsil e a escuta porosa: [investigações sob proposições sonoras]. 2011. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/34774. Acesso em: 21 set. 2019
STOLF, Raquel. Sob/sobre notas-desenhos de escuta. Arteriais. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, PA, v. 3, n. 4, 20 p. 108-116, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4869. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/4869. Acesso em: 30 fev. 2020.
ZIMMER. Claudia. Diário de viagem: uma excursão em cinco tempos. Textos/Interlocuções de RIVER FILM/pedra-fantasma/mar paradoxo. In: Martinovsky, H; Stolf, R. (org.). Exposição RIVER FILM / pedra-fantasma / mar paradoxo. Florianópolis: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, 2017. Disponível em http://www.cultura.sc.gov.br/downloads/mis/downloads-4/2199-diario-de-viagem-uma-excursao-em-cinco-tempos-claudia-zimmer-1/file. Acesso em: 27 fev. 2020.
ZUKER, Fábio. Carolina Caycedo. In: CATÁLOGO 32ª Bienal de São Paulo: incerteza viva, São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 7 set.-11 dez., 2016. p. 117. Disponível em: http://www.bienal.org.br/publicacoes/8077. Acesso em: 29 set. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Angela Maria de Andrade Palhano, Sandra Regina Ramalho e Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.