"Interações Arriscadas" relações entre arte contemporânea e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0011

Palavras-chave:

Arte moderna - Séc. XX, Arte - Estudo e ensino, Arte - Temas, motivos, Água - Temas, motivos

Resumo

Com a intenção de contribuir para as discussões que acontecem nos meios acadêmicos sobre como inserir a arte contemporânea na educação, e para defender a noção de que a arte de hoje é mais próxima do cotidiano, neste texto comentam-se processos artísticos de quatro artistas contemporâneos que usam em sua poética o elemento mais indispensável para a vida: a água. Contextualiza-se a arte na contemporaneidade, inicialmente destacando as mudanças ocorridas nos últimos tempos, inclusive as decorrentes das novas tecnologias. Conclui-se que as atuais políticas públicas para a educação estão na contramão do que a arte oferece, bem como que os/as professores/as podem potencializar o seu fazer através da compreensão da nova lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria de Andrade Palhano, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais no PPGAV/UDESC. É Mestre em Educação pela FURB/Blumenau/SC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora e Pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, orienta dissertações e teses; é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e fez pós-doutoramento na França (2002). É autora dos livros Imagem também se lêModa também é textoSentidos à mesa eDiante de uma imagem; organizou, em coautoria, dez outros títulos de livros. Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Visuais (gestão 2007-2008); Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (1998-2001), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC (2009 – 2011). Presidiu bancas de doutoramento na Université Paris VII (2011) e Universidad de Barcelona (2013). Foi agraciada com a Medalha do Mérito Universitário João David Ferreira Lima pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e com a Medalha do Mérito Funcional Alice Petrelli pelo Governo de Santa Catarina. Atualmente (2020) é Professora Visitante na Universitat de Girona, Espanha.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CAYCEDO, C. A fome como professora, São Paulo, 2016. Website DOCPLAYER https://docplayer.com.br/56895212-A-fome-como-professora.html. Acesso em: 29 set. 2019.

CAYCEDO, C. River Books / Libros Río, São Paulo, 2016. Website Carolina Caycedo. Disponível em: http://carolinacaycedo.com/river-books-libros-rio/ Acesso em: 29 set. 2019.

CAUQUELIN, A. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FAVARETTO, C. F. Arte Contemporânea e educação. Revista Ibero-americana de Educação, v. 53, p. 225-235, 1 maio 2010. DOI: https://doi.org/10.35362/rie530568. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie53a10.pdf/ Acesso em: 28 fev. 2020.

GROSSMANN, M. Arte contemporânea brasileira: à procura de um contexto. In: BASBAUM, R. (Org.). Arte Contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

HOFF, M. Curadoria pedagógica, metodologias artísticas, formação e permanência: a virada educativa da Bienal do Mercosul. In: HELGUERA, P.; HOFF, M. (Org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/41967916-Pedagogia-no-campo-expandido-org-pablo-helguera-e-monica-hoff.html. Acesso em: 01 fev. 2019.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

MENESES, U. T. B. de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p.11-36, 2003.

NAME, D.; COSTA, M. de L. Catálogo da exposição Amélia Toledo: forma fluida. Paço Imperial Rio de Janeiro: ADUPLA, 2015.

RADUNZ, Dennis. Textos/Interlocuções de RIVER FILM/pedra-fantasma/mar paradoxo. In: Martinovsky, H; Stolf, R. (org.). Exposição RIVER FILM / pedra-fantasma / mar paradoxo. Florianópolis: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://www.cultura.sc.gov.br/downloads/mis/downloads-4/2200-river-film-denis-raduenz/file. Acesso em: 27 fev. 2020.

RUCH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

STOLF, Raquel. Entre a palavra pênsil e a escuta porosa: [investigações sob proposições sonoras]. 2011. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/34774. Acesso em: 21 set. 2019

STOLF, Raquel. Sob/sobre notas-desenhos de escuta. Arteriais. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, PA, v. 3, n. 4, 20 p. 108-116, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4869. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/4869. Acesso em: 30 fev. 2020.

ZIMMER. Claudia. Diário de viagem: uma excursão em cinco tempos. Textos/Interlocuções de RIVER FILM/pedra-fantasma/mar paradoxo. In: Martinovsky, H; Stolf, R. (org.). Exposição RIVER FILM / pedra-fantasma / mar paradoxo. Florianópolis: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, 2017. Disponível em http://www.cultura.sc.gov.br/downloads/mis/downloads-4/2199-diario-de-viagem-uma-excursao-em-cinco-tempos-claudia-zimmer-1/file. Acesso em: 27 fev. 2020.

ZUKER, Fábio. Carolina Caycedo. In: CATÁLOGO 32ª Bienal de São Paulo: incerteza viva, São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 7 set.-11 dez., 2016. p. 117. Disponível em: http://www.bienal.org.br/publicacoes/8077. Acesso em: 29 set. 2019.

Publicado

2020-09-22

Como Citar

DE ANDRADE PALHANO, Angela Maria; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. "Interações Arriscadas" relações entre arte contemporânea e educação. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–23, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17104. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)