Procedimentos de transformação têxtil em tecido de malha
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007445Palavras-chave:
Moda, Design têxtil, Tecido de malhaResumo
Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa que objetiva a criação de novos produtos têxteis, a partir da transformação da estrutura e do design de superfície do tecido de malha circular, fornecido pela empresa Sun Camisetas Ltda (SC). Aplica Procedimentos de Transformação Têxtil Estrutural, Construtivo, Colorístico e Combinado bem como a Sinética como técnica facilitadora do processo criativo.Downloads
Referências
ALENCAR, EUNICE M.L. SORIANO DE. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
AQUISTAPASSE, LUSA ROSÂNGELA LOPES. Cultura Material: a estamparia têxtil como fator de inovação no comércio de tecidos de lã. Dissertação de mestrado. Programa Pós- Graduação em Engenharia de Produção. PPGEP – UFSM, 2001
ANDRADE FILHO, JOSÉ FERREIRA DE & SANTOS, LAÉRCIO FRAZÃO DOS.
Introdução a Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1987.
ARAÜJO, MARIO DE & CASTRO, E.M. de Melo. Manual de Engenharia Têxtil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1998.
BERVIAN, BRUNA. Malharia Retilínea: um universo de possibilidades para a empresa Téssere Malharia Retilínea. Trabalho de Conclusão de Curso. UDESC/SC, Florianópolis, 2005.
COSTA, MARIA IZABEL. Transformação do Nãotecido: uma abordagem do design têxtil em produtos de moda. Dissertação de Mestrado- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção . UFSC/SC, Florianópolis, 2003.
Tecido Plano. In: Anais 3° CONGRESSO INTERNACIONAL EM PESQUISA E DESIGN,
, Rio de Janeiro/RJ, 2005.
RIBEIRO, LUIZ GONZAGA. Introdução à Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro: SENAI/ CETIQT, 1984.
SMITH, GARY W. Controle de qualidade na indústria de malhas. Rio de Janeiro: SENAI/ CETIQT, 1989
VIRGOLIN, A. M.R; Alencar, E.M.L.S. Criatividade: expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.