A influência das artes e da música africana no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008284Palavras-chave:
Artes, Música, Africana, ContemporâneaResumo
A arte africana vem sendo objeto de estudo desde os tempos da colonização. Especialmente os antropólogos, historiadores e filósofos partiram em missão exploratória com o intuito de conhecer as expressões artísticas e, através dessas, o imaginário da cultura africana. Assim, como instrumento de dominação, esse estudo servia ao ocidente como justificativa para obter conhecimento a fim de colonizar as pessoas que viviam na África. Essa tática usada pelos colonizadores foi uma maneira eficaz de controle, pois considerava as expressões artísticas produzidas pelos africanos como meros objetos mágicos, ritualísticos ou utilitários. Visando modificar o imaginário tradicional ancestral compartilhado, implantaram uma nova visão de mundo: a eurocêntrica ocidental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.