Da brincadeira ao jogo teatral reflexões sobre uma prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010080Palavras-chave:
jogo teatral, educação estética, aprendizadoResumo
Esse artigo pretende relatar e refletir a minha primeira prática como docente de teatro no ambiente escolar. Essa experiência esteve inserida dentro da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado: Teatro na Escola I da graduação e foi desenvolvida no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) na cidade de Florianópolis, durante o período de março a julho de 2010. Buscando atrelar minha prática artística à pedagógica, visava desenvolver uma metodologia para trabalhar na sala de aula que dialogasse com os meus questionamentos enquanto artista, sobre a importância e potência do teatro ligado a sua característica de jogo. Encontrei na prática desenvolvida pela Cooperação Criativa, em São Paulo, algo que me permitiu uma aproximação a esse entrelaçamento. O objetivo foi então proporcionar a imersão do aluno em atmosferas ficcionais trazidas através de narrativas, para que pudesse vivenciar, encenar e jogar a partir dessas histórias e assim, através da instauração desse universo ficcional, as crianças da turma, de 5 e 6 anos, poderiam jogar profundamente na narrativa a fim de que pudessem lançar um novo (mesmo que mínimo) olhar sobre a realidade.
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