Experimentações fotográficas e fotoclubes
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011306Palavras-chave:
fotografia, fotoclubes, experimentaçõesResumo
O presente artigo discute a importância dos fotoclubes para a história da fotografia. Seu surgimento data de fins do século XIX, e podemos exemplificar seu projeto ideológico como o de elevar a fotografia à categoria de arte através de intervenções radicais em sua própria expressão. Já no século XX apontaremos o Foto Cine Clube Bandeirantes, em São Paulo, que se firmou como o começo da fotografia moderna no Brasil. Para tanto, utilizaremos a História Visual, tal como explicitada por Ulpiano Bezerra de Menezes, e o conceito de fotografia expandida, de Rubens Fernandes Júnior. Dessa foram, podemos obter um ângulo privilegiado de abordagem do social, a imagem fotográfica, e também uma maior percepção dos meios de construção dessa imagem que será inserida na sociedade através de uma Cultura Visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.