Um estudo de cores em Josef Albers para um ambiente infantil

Autores

  • Maria Gabriela Cherem Luft Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011287

Palavras-chave:

estudo de cor, composição de cores, cor nos ambientes

Resumo

As cores sugerem diferentes significados, de acordo com a maneira como forem utilizadas. O objetivo dessa pesquisa é estudar a viabilidade de criar composições de cores que possam ser aplicadas em ambientes internos, baseando-se nas teorias de Josef Albers, um dos mestres da cor da Escola Bauhaus. O estudo desenvolve-se em duas etapas. Na primeira, foram realizados experimentos de combinações de cores de acordo com as orientações de Josef Albers. Na segunda etapa, foi escolhido um dos estudos e realizada uma simulação das cores através de maquete eletrônica em um ambiente: uma sala de aula de jardim de infância. Os resultados mostram uma forma de ver e utilizar a cor nos ambientes, geradora de múltiplas possibilidades de composições harmônicas e equilibradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

LUFT, Maria Gabriela Cherem. Um estudo de cores em Josef Albers para um ambiente infantil. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 287–305, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011287. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14017. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.