Ação pianística, aprendizagem motora e ciclos de movimento: uma análise cinematográfica bidimensional
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012286Palavras-chave:
experimento biomecânico, ação pianística, coordenação motora, ciclos de movimentoResumo
Este artigo vem prestar conta dos resultados obtidos durante a realização do procedimento experimental previsto na pesquisa “Técnica, Movimento e Coordenação Motora — Conceitos e Aplicações Interdisciplinares na Ação Pianística”. Baseando-se nos conhecimentos levantados e cruzados durante o decurso da pesquisa acerca das relações entre a ação pianística (PÓVOAS, 1999) e as ciências do movimento, o protocolo experimental foi informado e levado a cabo com sujeitos divididos entre dois grupos de sujeitos (GE e GC), utilizando-se a cinemetria como instrumento de coleta. Após a interpretação e disposição dos dados, os resultados obtidos trazem à tona conhecimentos relevantes no que tange a dependência entre biomecânica e ação pianística, assim como a necessidade de experimentos futuros a fim de refinar o perímetro de abrangência dos dados e sua reprodução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fernando Pabst Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.