Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938–2004): relações entre performer e contexto
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012261Palavras-chave:
história do violão, Rio Grande do Sul, biografia, Delsuamy Vivekananda MedeirosResumo
Este artigo tem como objetivo ampliar a compreensão dos significados e relações que envolveram intérprete, meios de comunicação e público. Primeiramente, contextualiza-se a pesquisa no âmbito da musicologia brasileira. Após, são apresentados aspectos metodológicos (pesquisa em arquivos pessoal, institucional, análise de conteúdos), descrição de fontes documentais (matérias em jornais, programas de concertos, dentre outras), entremeados por respectiva fundamentação teórica. Na terceira parte são apresentadas as análises de conteúdos em matérias de jornais e programas de concertos. Nas considerações finais, a análise realizada nas fontes jornalísticas e o perfil do repertório são dialogados, no sentido de estabelecer relações entre performer e contexto. Conclui-se que a biografia de Delsuamy Vivekananda, no âmbito de sua atividade como concertista, constrói-se a partir da compreensão de um círculo cultural-musical onde os mesmos valores são compartilhados entre performer, imprensa e público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.