Dos portais e artifícios nas paisagens de Nara Milioli
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012144Palavras-chave:
Nara Milioli, paisagem, artifícioResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a paisagem na arte contemporânea através de um recorte da produção da artista Nara Miliolli* e abordará quatro aspectos: i) desdobramentos do retábulo e implicações da janela renascentista; ii) implicações da fenda e do abismo conforme o olhar romântico; iii) apreensões de uma paisagem atravessada pelo olhar da artista e de um olhar que é também atravessado pela paisagem; e iv) questões do souvenir e do clichê como sensibilidades contemporâneas. Como articulação teórica comparecem: Régis Debray, o qual permite compreender certas nuances com relação à percepção e apreensão do espaço, tanto in visu quanto in situ; Didi-Huberman, cuja noção de perda autoriza a consideração da paisagem como uma problemática recorrente sobre o espaço; e Jean Baudrillard, que permite ampliar as considerações concernentes ao simulacro, artifício e clichê que incidem sobre o contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.