PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EXPANDINDO SORRISOS

Autores

  • Wagner Costa Rossi Junior Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v9i1.6685

Resumo

O Brasil vive em constante conflito com as políticas de saúde pública as quais possuem embasamento teórico fabuloso e aplicação prática nem sempre satisfatória. O Programa de Educação Tutorial é uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Dessa forma, unindo o princípio inicial do voluntarismo, às bases filantrópicas e filosóficas dos programas governamentais de saúde coletiva, o objetivo deste trabalho foi levar conhecimento, instruções e atenção às populações residentes na cidade de Alfenas - MG e em municípios vizinhos. Foram realizadas duas visitas em cada localidade abrangendo aproximadamente 6000 pessoas, sendo a primeira com ações educativas para informação em saúde e divulgação dos principais meios de prevenção para os problemas de saúde mais frequentes na região. Na segunda visita se avaliava o aprendizado e se coletavam novos dados para análise. Foi possível observar que os princípios da universalidade e igualdade da saúde não são verdadeiros para a população atendida neste projeto e pode ser concluído que ações como as realizadas são fundamentais, porém não podem e nem devem ser esporádicas. Sempre deveria haver participação mais efetiva das Universidades, dos Governos e do pessoal responsável pela promoção da saúde.

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Biografia do Autor

Wagner Costa Rossi Junior, Universidade Federal de Alfenas

Professor de Anatomia Humana lotado no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

ROSSI JUNIOR, Wagner Costa. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EXPANDINDO SORRISOS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 76–92, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.6685. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6685. Acesso em: 22 dez. 2024.