PROGRAMA AMIGO DO CARROCEIRO (PAC) CAV-UDESC

Autores

  • Joandes Henrique Fonteque CAV-UDESC
  • Camila Sens Hinckel CAV-UDESC
  • Sara Fernanda Raithz Jordão CAV-UDESC
  • Arthur Petroli CAV-UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v8i1.4718

Resumo

O Programa é desenvolvido há mais de 10 anos pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do CAV-UDESC com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida, de trabalho e fornecer conhecimento cultural aos carroceiros, favorecer o associativismo, bem como proporcionar o “bem estar animal” aos equinos utilizados na tração animal. Busca melhorar a renda familiar, fornecer noções de cidadania e cuidados ambientais aos carroceiros. Oferece aos acadêmicos de Medicina Veterinária a oportunidade de aperfeiçoar o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso na prática do manejo, semiologia e da clínica médica de equinos. Os equinos atendidos são submetidos a exames clínicos, controle parasitológico, exames complementares, e casqueamento e ferrageamento corretivos. São distribuídos ração comercial, sal mineral e apresentadas palestras pelos acadêmicos prestando informações básicas a respeito dos cuidados do manejo e alimentação dos equinos, visando evitar casos de doenças e maus tratos que possam gerar incapacidade para o trabalho. Os acadêmicos realizam palestras abordando casos clínicos mais comuns observados durante os atendimentos favorecendo o conhecimento e o raciocínio clínico. Paralelamente é oferecido o Projeto Medicina Preventiva em parceria com o curso de Medicina da UNIPLAC que disponibiliza atendimento médico para os carroceiros e seus familiares, assim como do curso de Odontologia que realiza o tratamento odontológico. Em parceria com a UNIMED são realizadas ações envolvendo Medicina Preventiva com palestras sobre higiene e saúde pública. São realizadas ações sociais para a doação de roupas, brinquedos e alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joandes Henrique Fonteque, CAV-UDESC

Coordenador. Prof. Dr. Clínica Médica de Grandes Animais. Departamento de Medicina Veterinária (DMV). Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV). Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Camila Sens Hinckel, CAV-UDESC

Bolsista de Extensão. Acadêmico de Graduação do Curso de Medicina Veterinária. CAV-UDESC

Sara Fernanda Raithz Jordão, CAV-UDESC

Bolsista de Extensão. Acadêmico de Graduação do Curso de Medicina Veterinária. CAV-UDESC

Arthur Petroli, CAV-UDESC

Bolsista de Trabalho. Acadêmico de Graduação do Curso de Medicina Veterinária. CAV-UDESC.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

FONTEQUE, Joandes Henrique; HINCKEL, Camila Sens; JORDÃO, Sara Fernanda Raithz; PETROLI, Arthur. PROGRAMA AMIGO DO CARROCEIRO (PAC) CAV-UDESC. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 124–130, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i1.4718. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4718. Acesso em: 28 mar. 2024.