A RELEVÂNCIA DO MUSEU DAS FAVELAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DECOLONIAL

Autores

  • Juliana Timóteo de Melo USCS - Universidade São Caetano
  • Rodrigo Acosta
  • Amanda Barbosa
  • Marta Regina Paulo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e4055

Palavras-chave:

Interculturalidade, Decolonialidade, Educação em Museus, Culturas Periféricas

Resumo

Este artigo examina as contribuições do Museu das Favelas para uma educação intercultural e decolonial, analisando sua atuação como equipamento cultural voltado à promoção da pluralidade epistêmica. Inaugurado como instituição dedicada à valorização das culturas periféricas e à desconstrução de narrativas eurocêntricas, o Museu consolidou-se como referência na amplificação de vozes historicamente silenciadas. A partir de visitas e estudos realizados em 2023, período de intensificação de suas atividades, observou-se como suas iniciativas culturais e educativas fomentaram a ressignificação de territórios urbanos, a valorização de saberes afro-brasileiros e indígenas, e o fortalecimento de comunidades periféricas. Contudo, com a transição para um governo estadual conservador, alinhado a agendas políticas de extrema direita, o Museu passou por um processo de desestruturação e subutilização enquanto política pública. Esse contexto não apenas compromete sua estrutura operacional, mas também contradiz sua missão original como espaço de inclusão e decolonização, ilustrando os impactos de oscilações político-ideológicas na gestão de iniciativas culturais transformadoras. Ancorado nos referenciais da interculturalidade crítica e da pedagogia decolonial, este estudo articula análises teóricas e empíricas, destacando a relevância do Museu como locus de resistência e reflexão. Apesar dos desafios impostos, o Museu das Favelas mantém-se como símbolo da luta pela diversidade cultural e pela reparação histórica no Brasil, reafirmando a necessidade de políticas públicas que garantam a permanência de espaços culturais comprometidos com o diálogo intercultural e a construção de uma educação plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo estrutural. Feminismos plurais. São Paulo: Pólen, 2019.

ARRUTI, José Maurício. Pankararu. 25 jan. 2021. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Pankararu. Acesso em: 22 jul. 2023.

BERNARDINO-COSTA, JOAZE; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 13, n. Especial, p. 678-686, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 16 mar. 2023.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

INDÍGENAS Pankararu enfrentam fome e falta de emprego na zona oeste de G1, São Paulo 19 abr. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/19/indigenas-pankararu-enfrentam-fome-e falta-de-emprego-na-zona-oeste-de-sp.ghtml. Acesso em: 22 jul. 2023.

PEIXOTO, Kércia Priscilla Figueiredo. Racismo contra indígenas: reconhecer é combater. Anthropológicas, Recife, v. 28, n. 2, p. 27–56, 2017. Acesso em: 28 maio 2025.

QUIJANO, Aníbal. Coloniality of power, ethnocentrism, and Latin America. Nepantla: Views from the South, 2000.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

WALSH, Catherine (org.). Pedagogias decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Tomo I. Quito: Edições Abya-Yala, 2013.

YANNOULAS, Silvia Cristina. Dossiê: políticas públicas e relações de gênero no mercado de trabalho. Brasília: CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Fundo para a Igualdade de Gênero, Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, 2002.

ZULU, Carla. Museu das favelas: a potência periférica. Museu das Favelas, São Paulo, 02 dez. 2022. Disponível em: http://www.museudasfavelas.org.br. Acesso em: 30 abr. 2023.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

TIMÓTEO DE MELO, Juliana; ACOSTA, Rodrigo; BARBOSA, Amanda; PAULO DA SILVA, Marta Regina. A RELEVÂNCIA DO MUSEU DAS FAVELAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DECOLONIAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e4055. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/26614. Acesso em: 19 dez. 2025.