ATIVIDADE EXTENSIONISTA DESENVOLVIDA NA UNIRIO COM BENEFICIÁRIOS DO PROJETO DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA, ESPORTE E PRÁTICAS DE CIDADANIA

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e7587

Palavras-chave:

1. Universidade aberta; 2. Crianças na Universidade; 3. Cidadania

Resumo

O presente relato descreve a atividade extensionista desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com beneficiários do projeto “Democratização do Acesso à Cultura, Esporte e Práticas de Cidadania em Polos Assistidos na Região da Baixada Fluminense”. A iniciativa teve como objetivo aproximar a universidade da comunidade por meio da visita de crianças e jovens a espaços acadêmicos da instituição, proporcionando-lhes contato direto com o ambiente universitário. Observou-se que a experiência contribuiu para ampliar as perspectivas educacionais das crianças, despertando o interesse pelo conhecimento e incentivando sua participação ativa. Os resultados indicam que a ação foi bem recebida pelo público participante e que favoreceu o fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado lotado no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e História da Educação (GPE FHE/ UNIRIO), docente do Programa de Pós-Gradução em Educação (PPGEDU/UNIRO) e do Curso de especialização Lato Sensu Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Mestre de Capoeira Angola (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, educação libertária, capoeira angola, jogos cooperativos, história da educação, Primeira República e Era Vargas. Membro e Vice-coordenador do Laboratório de Fundamentos Histórico-Filosófico da Educação (LAFHFIL)

Laura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência profissional no terceiro setor, com atuação na área de Programas e Projetos por meio de produção de pesquisas para a realização de programas formativos relacionados à causa das pessoas com deficiência. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq, em projeto vinculado à Escola de Serviço Social (ESS/UNIRIO) e ao Programa de Pós Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO), onde desenvolve pesquisa voltada para a compreensão das relações entre o sistema prisional e a assistência social. Participa do projeto de Extensão “Democratização do Acesso à Cultura, Esporte e Práticas de Cidadania em Polos Assistidos na Região da Baixada Fluminense São João de Meriti”, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

Monica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Nutrição (2014) e mestrado em Alimentos e Nutrição (2016) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de extração e caracterização de compostos fenólicos, e utilização de resíduos alimentares na elaboração de produtos. Atuou como docente substituta no Departamento de Nutrição Básica e Experimental (DNBE) no Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ - 2018/2019). Atualmente é bolsista CAPES de doutorado, vinculada ao Programa de pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UNIRIO), no Laboratório de Bioativos (LABBIO) onde desenvolve pesquisa na área de elaboração de produtos alimentícios funcionais, com foco na aplicação de tecnologia de impressão 3D. Além de participar do projeto de Extensão “Democratização do Acesso à Cultura, Esporte e Práticas de Cidadania em Polos Assistidos na Região da Baixada Fluminense São João de Meriti”, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

 

Estefani, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do Curso de Administração Pública na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2021). Integrante do Projeto de Extensão Projeto “Democratização do Acesso à Cultura, Esporte e Práticas de Cidadania em Polos Assistidos na Região da Baixada Fluminense São João de Meriti” (UNIRIO) coordenado pela Prof. Dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves, com os professores integrantes Prof. Dr. José Damiro de Moraes e Prof. Dr. Ricardo Felipe Alves de Moreira.

Ricardo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor titular lotado no Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Instituto Biomédico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do curso de mestrado do programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição da UNIRIO. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação da composição das frações volátil e não-volátil de frutas, ervas, PANCs, mel, café, aguardente e resíduos da indústria de alimentos e do agronegócio, monitoramento das mudanças sofridas por essas matrizes durante armazenamento e processamento, avaliação da influência do consumo desses alimentos e de seus produtos sobre o metabolismo de animais normais ou em condição patológica. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de extensão voltados principalmente para a capacitação profissional na área de educação em saúde, com destaque para a abordagem da atividade física e da alimentação adequada e saudável como ferramentas de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e de promoção da saúde e da qualidade de vida.

Édira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular do Departamento de Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UNIRIO), no período de 2011/2018. responsável pelo Laboratório de Bioativos (LabBio / UNIRIO). Responsável pelas linhas de pesquisa Alimentos Funcionais e Controle Físico-Químico de Gêneros Alimentícios. Responsável pelas disciplinas Bromatologia (graduação) e Química e bioquímica de alimentos (Pós-graduação). Estudos em desenvolvimento: aproveitamento de resíduo para aplicação funcional e tecnológica. Biofertilizantes, a partir de resíduo biodegradável e subproduto vegetal. Educação nutricional de crianças autistas. Cooperação internacional CIDAF/ Universidad de Granada; ICIFP/China.

 

Referências

Azevedo, A. P. Z.; Moussa, M. A. A. D.; Rita, P. H. S. (2019). Relato de experiência extensionista com interface entre saúde pública e educação. Revista Barbaquá de Extensão e Cultura, 3(6): 82 – 97.

Barbieri, Cesar A. S. Buraco Velho tem cobra dentro!: uma interpretação do processo de escolarização da capoeira. Curitiba, PR: CRV, 2013.

Daltro, Mônica Ramos; Faria, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia., Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 20 jan. 2024.

Koglin, Terena Souza da Silva; Koglin, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.

Moreira, R. F. A.; De Maria, C. A. B.; Mazzini, M. Manual do curso prático (ciências biológicas e enfermagem) – disciplina de bioquímica da UNIRIO. 2005. 41p.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf Acesso em 20 jan 2024.

Silva, A. T. F.; Silva, V. A.; Rezende, E. N.; Silva, E. V. (2021). Integrando universidade e comunidade. Brazilian Journal of Development, 7(12): 118228 – 118236.

Silva, M. I. C.; Freitas, R. C. O. (2011). Saberes da experiência de estudantes jovens e adultos: conhecer para valorizar. Debates em Educação Científica e Tecnológica,01(1): 57 – 65.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

MORAES, José Damiro de; REIS, Laura de Souza Alves dos; SANTOS, Monica Cristine Pereira dos; SANTOS, Estefani Dias dos; MOREIRA, Ricardo Felipe Alves; GONÇALVES, Édira Castello Branco de Andrade. ATIVIDADE EXTENSIONISTA DESENVOLVIDA NA UNIRIO COM BENEFICIÁRIOS DO PROJETO DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA, ESPORTE E PRÁTICAS DE CIDADANIA : relato de experiência. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e7587. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/25188. Acesso em: 19 dez. 2025.