Projeto Atendimento Nutricional Ambulatorial: relato de experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120802e5667Palavras-chave:
ciências da nutrição, Covid-19, qualidade de vida, rede socialResumo
Trata-se de relato de experiência de projeto de extensão que teve como objetivo estimular a participação ativa dos indivíduos na busca conjunta por melhores hábitos de vida, de acordo com suas necessidades individuais de saúde, por meio de conteúdo científico nas redes sociais. Nos períodos de outubro a dezembro de 2020, e junho a dezembro de 2021, o projeto Atendimento Nutricional Ambulatorial foi desenvolvido, mediante ações educativas sobre nutrição. As ações do projeto ocorreram de forma remota, devido à pandemia mundial da covid-19. Como o projeto necessitou se reinventar, decidiu-se realizar as atividades de maneira online e divulgar os conteúdos, com auxílio das redes sociais Instagram e Facebook, aos meios acadêmicos e não acadêmicos. Foram alcançadas 914 pessoas nas redes sociais, sendo 734 pessoas no Instagram e 180 no Facebook. Verificou-se um total de 9.719 interações do público com o conteúdo publicado no período citado. Os materiais publicados abordaram temas sobre obesidade, vegetarianismo, diabetes mellitus, política de segurança alimentar e nutricional, nutrição e atletas, dentre outros. Desta forma, as ações realizadas evidenciaram a possibilidade de novas formas pedagógicas de produção, reprodução e socialização de conhecimentos de maneira remota.
Downloads
Referências
AHMED, W. et al. COVID-19 and the 5G Conspiracy Theory: Social Network Analysis of Twitter Data. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 5, e19458, 2020.
ASSUNÇÃO, N. L. M. Redes sociais: postagens de viagens e suas influências no consumo de produtos turísticos. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
BARBOSA, A. M; VIEGAS, M. A. S; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, [s. l.], v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19. Brasília, DF: CNE, 2020.
CAPITÃO, C. G; TELLO, R. R. Traço e estado de ansiedade em mulheres obesas. Psicologia Hospitalar, [s. l.], v. 2, n. 2, 2004.
COLETTY, I. M. S; ASSUMPÇÃO JUNIOR, F. B. Transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) e ansiedade em adolescentes obesos. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal, [s. l.], v. 99, n. 03, p. 5-9, 2005.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M.P. #FIQUEEMCASA: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
DALA-PAULA, B. M; ALVES, C. G. L. “Check-Nutri”: nutrição consciente em tempo de pandemia de COVID-19. EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF, [s. l.], v. 9, n. 1, 2021.
JÚNIOR, A. N. B.; SANTOS, A.S.; SILVA, E. C. N. et al. Gestão do Instagram da clínica médica Popclin Saúde: uma análise semiótica sobre identidade e presença digital, 2019, Salvador. In: SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 22. Anais [...]: Salvador: Universidade Católica do Salvador, 2019.
JÚNIOR, P. G. F; PAIANO, R; COSTA, A. S. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [s. l.], v. 25, p. 1-2, 2020.
JUNQUEIRA, A. H. Fake news na prescrição online de dietas alimentares: curandeirismo digital, negócios e riscos. In: CONFERÊNCIA DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO, 6., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: INTERCOM, 2019.
LERARIO, A. C; LOTTENBERG, S. A. Mecanismos ambientais implicados no ganho de peso e as oportunidades para prevenção da obesidade. Einstein (São Paulo), p. S7-S13, 2006.
MARQUES, E. S.; MORAES, C. L.; HASSELMANN, M. H. et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 4, n. 36, 2020.
MINHOTO, P.; MEIRINHOS, M. O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem da Biologia. Instituto Politécnico de Bragança, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/6179. Acesso em: 08 de abril de 2022.
OLIVEIRA, E, E. Um auto relato sobre a participação no projeto ateliê do sorriso: um caminho percorrido da extensão à sociedade. Revista Ciência Plural, [s. l.], p. 72-88, 2019.
PARK, M.; SUN, Y.; MCLAUGHLIN, M. L. Social media propagation of content promoting risky health behavior. Cyberpsychology, Behaviorand Social Networking, [s. l.], v. 20, n. 5, p. 278-285, 2017.
ROCHA, C; COSTA, E. Aspectos psicológicos na obesidade mórbida: avaliação dos níveis de ansiedade, depressão e do auto-conceito em obesos que vão ser submetidos à cirurgia bariátrica. Análise Psicológica, [s. l.], v. 30, n. 4, p. 451-466, 2012.
SANDHU, P.; DE WOLF, M. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 1740-1764, 2020.
SILVA, T. S. et al. A extensão universitária e a prevenção da violência obstétrica. Revista Ciência em Extensão, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 176-189, 2017.
SOARES, T. L. F. S.; SANTANA, I. C.; COMPER, M. L. C. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, [s. l.], n. 36, p. 35-48, 2020.
VERTICCHIO, D. F. R; VERTICCHIO, N. M. Os impactos do isolamento social sobre as mudanças no comportamento alimentar e ganho de peso durante a pandemia do COVID-19 em Belo Horizonte e região metropolitana, Estado de Minas Gerais, Brasil. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 9, p. e460997206-e460997206, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19), 2019. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 . Acesso em: 21 de julho de 2024.
WU, Z; MCGOOGAN, J. M. Characteristics of and important lessons from the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in China: summary of a report of 72 314 cases from the Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA, [s. l.], v. 323, n. 13, p. 1239-1242, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.