I SEMINÁRIO NACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO

Autores

  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2250

Resumo

O evento teve como referência pesquisas na área de neurociências, tomando como base a abordagem de temas que subsidiam uma reflexão sobre a organização e práticas de ensino, situou-se numa perspectiva de discutir acerca da necessidade de reconfigurar pedagogicamente os ambientes educativos a fim de ajustar processos educacionais aos diferentes modos de aprendizagem dos indivíduos. As atividades propostas, integrando universidade e comunidade, buscaram oferecer a possibilidade de um diálogo entre neurociências e educação, pois através da confrontação e complementação de conhecimentos, podem emergir informações que se articulam entre si e que são essenciais para aprimorar a compreensão do ensinar e do aprender. Sob essa perspectiva, ao gerar espaço de discussão científica acerca da importância dessa interlocução, é possível aproximar teorias científicas e propor alternativas para a inovação pedagógica. Nesse panorama, o seminário envolveu dois dias consecutivos de atividades, 28 e 29 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Dado o caráter multidisciplinar do evento, as palestras e mesas-redondas foram constituídas por profissionais das seguintes áreas: neurociências, educação, psicologia e medicina. Também ocorreu a apresentação de posters com temáticas afins. Diante do exposto, vislumbra-se na proposta um meio de colaborar para qualificar recursos humanos e de contribuir para a inovação no campo educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação- Pós-doutoranda PRODOC /CAPES no Laboratório de Neurociências- Instituto de Ciências Biológicas- PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. I SEMINÁRIO NACIONAL DE NEUROCIÊNCIAS APLICADA À EDUCAÇÃO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2250. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2250. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências