EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CAMINHO À DISCUSSÃO SOBRE A CIDADANIA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL

Autores

  • Carmem Gessilda Burgert Schiavon FURG
  • Tiago Fonseca dos Santos FURG

Resumo

O presente texto trata das interações entre a Educação Patrimonial e a história local como pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania, a partir da realização do Projeto de Extensão e Pesquisa denominado “Educação Patrimonial no Centro de Documentação Histórica da FURG: práticas pedagógicas e valorização dos bens culturais e ambientais junto a estudantes da educação básica rio-grandina". Em outras palavras, aponta-se a necessidade de construção de pedagogias e a (re) significação do espaço e do currículo escolar como aspectos essenciais à aproximação das práticas pedagógicas à realidade dos estudantes, constituindo-as na cultura local e primando pela valorização do patrimônio cultural em seu sentido mais amplo.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

SCHIAVON, C. G. B.; SANTOS, T. F. dos. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CAMINHO À DISCUSSÃO SOBRE A CIDADANIA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2233. Acesso em: 15 jan. 2021.