CIDADANIA SEM FRONTEIRAS: UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR COM POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE MIGRAÇÃO OU REFÚGIO

Autores

  • ANA PAULA ZAIKIEVICZ AZEVEDO Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Claudia Diniz de Moraes
  • Luciane Pinho de Almeida

Palavras-chave:

Migração. Extensão universitária. Cidadania

Resumo

Resumo: O presente relato tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas em um projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande/MS, cujo denomina-se “Cidadania sem fronteiras”. Para tanto, para uma melhor organização, dividimos o texto em três seções. Sendo que na primeira seção, tecemos algumas discussões acerca do conceito e da importância da extensão universitária. Posteriormente, na segunda seção, apresentamos características do projeto “Cidadania sem fronteiras” e na terceira seção, apresentamos alguns dos resultados obtidos com o projeto ao longo do ano de 2021. Sabemos que a temática da migração e do refúgio está em pauta em diversas pesquisas, meios de comunicações e iniciativas governamentais e sociais, no entanto, o índice de migrantes e refugiados tem crescido significativamente nos últimos anos no mundo, neste sentido, o projeto oportuniza a disseminação de informações sobre a temática da migração, a fim de ampliar as discussões sobre a migração e o refúgio não somente na extensão, mas também ampliar este diálogo para o ensino e a pesquisa. Acreditamos que as atividades de extensão possibilitam um espaço de aprendizagem que contribui de maneira significativa, tanto para os acadêmicos, como para professores e principalmente para a comunidade atendida. Desta forma, a extensão é vista como um espaço privilegiado para a formação do ser humano, no sentido de prepará-lo para a vida em sociedade, ou seja, não somente preparar para uma área de atuação, mas para enfrentar novos desafios e torná-lo um cidadão consciente.

Palavras-chaves: Migração. Extensão universitária. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. P.; SAMPAIO, J. H. Extensão Universitária: aprendizagens para transformações necessárias no mundo da vida. Revista Diálogos: construção conceitual de extensão e outras reflexões significativas, Brasília, v.14, n.1, dez, 2010 p 33- 41

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Presidência da República. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 30-03-2022.

CAVALCANTI, L; et. al. Resumo Executivo. Imigração e Refúgio no Brasil. A inserção do imigrante, solicitante de refúgio e refugiado no mercado de trabalho formal. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança pública/Conselho Nacional de Imigração e Cordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/anapa/Downloads/RESUMOEXECUTIVO_V.FINAL4.pdf Acesso em 05-10-2020.

ONU. Global Compact for Migration. Global Compact for safe, orderçy and regular migration intergovernmentally negotiated and agreed outcome. 13 July 2018. Disponível em: https://refugeesmigrants.un.org/sites/default/files/180713_agreed_outcome_global_compact_for_migration.pdf.

SANTOS JÚNIOR, A. L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 299-335, 5 set. 2013.

SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção questões da nossa época, v.120).

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, C. A. S.; SERPA, P. F. O fluxo migratório no Estado de Mato Grosso do Sul: recepção dos refugiados e de imigrantes internacionais. R. METAXY. Rio de Janeiro: v.2, n.1, p.31-55, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/anapa/Downloads/20425-74920-1-PB.pdf Acesso em: 05-10-2020.

SÍVERES, L. (Org.). Processos de aprendizagem na extensão universitária. Goiânia: PUC, 2012.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. Regimento Geral: Política de Extensão. Campo Grande-MS, 2018.

UNHCR. The UN Refuggee Agency ONU. “Mid-Yar Trends 2021”. Statistics and Demographics Section. Copenhagen: Denmark, 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

ZAIKIEVICZ AZEVEDO, A. P.; DINIZ DE MORAES, C. .; PINHO DE ALMEIDA, L. CIDADANIA SEM FRONTEIRAS: UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR COM POPULAÇÕES EM SITUAÇÃO DE MIGRAÇÃO OU REFÚGIO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 12-26, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/22097. Acesso em: 29 nov. 2022.