CINEPET NA QUARENTENA

ADAPTAÇÃO, REALIZAÇÃO E REFLEXOS SOCIOPOLÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120502202167

Palavras-chave:

Educação Tutorial. Eventos Acadêmicos. Pandemia. Covid19.

Resumo

O relato de experiência aqui presente destaca o impacto da COVID-19 na realização do planejamento acadêmico do PET Biblioteconomia no ano de 2020, em específico, a exibição de filmes para debates enquanto um espaço de reflexão sobre pautas sociopolíticas. O documento tem como objetivo geral demonstrar as adaptações requeridas durante as atividades, a realização de eventos em espaço virtual e a importância da pesquisa e divulgação científica em período de quarentena, e como específicos, identificar e caracterizar as pautas extraídas do audiovisual enquanto composição de material para debate. A metodologia utilizada é baseada nas concepções adquiridas através das bibliografias indicadas e na observação da abordagem adaptativa no evento. Conclui-se que a realização do CinePET no contexto adaptativo de pandemia e quarentena proporcionou um novo olhar sobre a valorização da pesquisa científica no Brasil e a importância das mídias e tecnologias para produção e disseminação de informação.

Biografia do Autor

Laís Batista Melo, Universidade Federal do Maranhão

Laís Batista Melo é atualmente discente do curso de Biblioteconomia (bacharelado) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde também atua como bolsista no PET Biblioteconomia desde 2019. Possui fluência nos idiomas de inglês e espanhol, além do português, sua língua nativa. Também se considera ativista dentro de movimentos de minoria, em destaque pelo movimento LGBTQIA+ e Preto. No período de 2016 a 2017, obteve experiência estudantil em Aveiro, Portugal, onde cursou o último ano do ensino médio, também tendo a oportunidade de visitar outros países europeus em busca de absorção cultural local.

Maria da Glória Serra Pinto de Alencar , Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e biblioteca escolar. Possui capítulos de livros, artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Atualmente é professora associada e tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI, da Universidade Federal do Maranhão e conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Referências

IDIOCRACIA. Direção: Mike Judge. Produção: Mike Judge, Elysa Koplovitz, Michael Nelson. Intérprete: Luke Wilson, Maya Rudolph, Dax Shepard, Terry Crews. Roteiro: Mike Judge, Etan Cohen. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2006.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudante beneficiários do Programa Universidade Para Todos - PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial - PET, altera a Lei nº 5.531, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Legislação do Programa de Educação Tutorial - PET, Brasília, DF: Casa Civil, p. 5, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=332-leisetembro2005&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET (Brasil). Ministério da Educação. Dezembro de 2006. Manual de orientações básicas, Brasília, DF: Secretaria de Educação Superior, p. 25, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2021.

SOCIEDADE dos Poetas Mortos. Direção: Peter Weir. Intérprete: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard. Roteiro: Tom Schulman. Estados Unidos: Walt Disney Studios, 1989. 1 DVD.

STORM Center: o despertar das tormentas. Direção: Daniel Taradash. Produção: Anthony Minghella, Sydney Pollack. Intérprete: Bette Davis, Brian Keith e Kim Hunter. Roteiro: Daniel Taradash e Elick Moll. Fotografia de Burnett Guffey. Estados Unidos: Columbia Pictures, 1956. 1 DVD.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

BATISTA MELO, L.; SERRA PINTO DE ALENCAR , M. da G. CINEPET NA QUARENTENA: ADAPTAÇÃO, REALIZAÇÃO E REFLEXOS SOCIOPOLÍTICOS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 67-72, 2021. DOI: 10.5965/259464120502202167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/21306. Acesso em: 25 jan. 2022.