O ENSINO DE LITERATURA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNE-TODOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)

Autores

  • Danele Cristina da Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1727

Resumo

Resumo: Este trabalho desenvolveu-se durante o Curso Pré-vestibular Une-Todos ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Tangará da Serra, aos vestibulandos auto-declarados negros (que optaram pelas cotas do Programa de Integração e Inclusão Étnico-raciais - PIIER), indígenas, trabalhadores do campo e oriundos dos assentamentos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Trata-se, pois, de uma reflexão a partir da participação desses vestibulandos nas aulas de Literatura. No início desse trabalho, foi aplicado um questionário a fim de coletar dados que revelassem o que o público pensava sobre literatura. Com base nessas informações, as aulas foram preparadas para um público misto, já que alguns alunos demonstravam interesse pela literatura e outros afirmavam não gostar da leitura literária. Embora o enfoque tenha sido as obras literárias selecionadas pela UNEMAT para o vestibular 2008/1, o texto literário não foi transformado em conhecimento para essa prova. Tínhamos como objetivo despertar a curiosidade e o prazer pelo texto literário. Ao término do módulo, aplicamos um novo questionário a fim de saber se as aulas contribuíram para incentivá-los à prática de leitura. Nesse segundo momento, os resultados foram satisfatórios, muitos alunos modificaram seus conceitos sobre literatura. Evidenciou-se, portanto, a retomada do processo de formação de leitores, já que depois das aulas notou-se a mudança de concepção de literatura por parte daqueles alunos que, a princípio, não viam nenhuma função na leitura literária – talvez uma conseqüência do ensino de literatura embasado na historiografia e não na manifestação artística e cultural. Palavras-chave: Literatura, Leitura, Vestibular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danele Cristina da Silva, UNEMAT

Daniele Cristina da Silva: Acadêmica do 7º Semestre de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Realiza pesquisa na área de Literatura Brasileira e ensino de Literatura. Trabalha como colaboradora no Projeto de Extenção "Une-Todos" da UNEMAT. Isaías Munis Batista: Professor Mestre, efetivo pela Universidade do Estado de Mato Grosso lotado no Departamento de Letras do Campus de Tangará da Serra. Trabalha como voluntário no Projeto de Extenção "Une-Todos" da UNEMAT.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

SILVA, Danele Cristina da. O ENSINO DE LITERATURA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNE-TODOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT). Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1727. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1727. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos