INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giselle da Conceição Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Vivemos na Sociedade da Informação onde o avanço das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação – possibilitam, cada vez mais, a troca rápida de dados. Se é verdade que a inserção do computador nas sociedades constitui um invento complexo que possibilitaria a maximização da nossa capacidade de processamento de dados, o que presenciamos, na atualidade, é um fenômeno que tem se complexificado cada vez mais, transformando-se em um ambiente mutável de produção de significados, idéias, informações e conhecimentos. Com o advento desse novo modelo de sociedade, desponta, também, mais uma modalidade de excluídos. Surge, então, a importância das práticas de “Inclusão Digital” que, desenvolvidas através de reflexões e ações concretas, poderão proporcionar a inserção dos digitalmente excluídos na cibercultura. O projeto IncluEJA – Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos – consiste em uma parceria entre o Programa EDAI – Programa de Educação com Aplicação na Informática – e o Projeto CAp-Social: Articulações e Redes no Rio Comprido e pretende proporcionar, a partir de uma ação concreta, a inclusão social de jovens e adultos, associando o resgate de um direito que lhes foi negado em algum momento da vida – o da continuação de sua vida escolar –, à ação da informática, como uma forma diferente e necessária de produção de saberes. Acreditamos, que o encontro da cultura, história, sujeitos e singularidades presentes neste projeto, possa servir como material para reflexões futuras desse/sobre esse processo que articula EJA e informática. Palavras-chave: Inclusão digital. Educação. Cibercultura. Pesquisa.

Biografia do Autor

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedaogia (UERJ). Pós-Graduada em Formação de Educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores (UFF). Mesta em Educação (UFF). Doutoranda em Educação (UNICAMP). Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Giselle da Conceição Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Projeto INCLUEJA - Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos - em 2007.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

DA PAIXÃO FERNANDES, A.; SILVA, G. da C. INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1717. Acesso em: 26 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos